Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AstraZeneca. "Por muito que se investigue está confirmada que é segura"

O coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal lembrou que a vacina da AstraZeneca têm sido a "mais escrutinada". Válter Fonseca reafirmou confiança nesta vacina e garantiu que o plano de vacinação não será comprometido.

AstraZeneca. "Por muito que se investigue está confirmada que é segura"
Notícias ao Minuto

10:34 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Válter Fonseca, coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, reiterou que administração da vacina da AstraZeneca é segura. 

"A vacina, por muito que se investigue, está confirmada que é eficaz e segura. É a vacina contra a Covid-19 mais escrutinada das que estão aprovadas na União Europeia e todas as provas vão no sentido de demonstrar a sua eficácia e a sua segurança", sublinhou o responsável, em declarações à RTP3, ontem à noite. 

Válter Fonseca recordou que hoje já se sabe que "as pessoas com mais idade são aquelas que têm mais risco de Covid-19 grave, internamento e de morte" e que os mais novos são a população na qual "a dúvida foi colocada", no que diz respeito à segurança da AstraZeneca. 

Para o coordenador, este conhecimento permite que se possa "adaptar à população" que tipo de vacina contra o novo vírus deve ser administrada a cada faixa etária. "Assim, potenciamos o benefício, usando a melhor vacina que existe a cada momento", vincou. 

Válter Fonseca referiu ainda que, felizmente, "temos mais vacinas disponíveis em Portugal igualmente eficazes e seguras", que permitem que se reajuste a quem se destinada cada vacina sem comprometer o plano traçado.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, na passada quinta-feira, a administração da vacina da AstraZeneca apenas em pessoas com mais de 60 anos.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinas chineses têm baixa eficácia; Recorde de testes rápidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório