Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Graça Freitas deixa mensagem aos portugueses: "O futuro é de esperança"

Faz um ano que a Covid-19 foi declarada como uma pandemia. A Diretora-Geral da Saúde reflete sobre estes dias que mudaram por completo as nossas vidas.

Notícias ao Minuto

15:41 - 14/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Ao passar um ano da declaração da Covid-19 como uma pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Graça Freitas deixou uma comunicação aos portugueses em forma de vídeo. Trata-se de uma "reflexão sobre o desafio que todos enfrentámos e uma mensagem de esperança". 

A Diretora-Geral da Saúde aponta que "foi um ano, de facto, complexo". "Um ano com uma enorme pressão sobre as nossas vidas, uma pressão a todos os níveis: a pressão sanitária da doença, do sofrimento, da morte, a pressão psicológica, sobretudo, muito associada ao medo, ao medo do desconhecido, mas, também, depois, ao medo daquilo que fomos conhecendo em termos do impacto do vírus nas nossas vidas, na nossa saúde e na nossa, enfim, sobrevivência". 

Contudo, Graça Freitas frisa que este foi também um ano em "que nos superamos para dar resposta a esses desafios". Este nós é "como povo, como nação, como indivíduos, mas 'nós' também a nível planetário", enumera. 

"Uns melhor, outros pior, fomos conseguindo responder a este desafio brutal", considera ainda, acrescentando que "o futuro é de esperança". "Estou convicta que, à medida que formos tendo imunidade, mesmo que essa imunidade não seja perfeita, vamos adquirindo resistência ao vírus, vamos conseguir controlá-lo e vamos conseguir, de alguma forma, retomar os nossos hábitos". 

A mensagem da Diretora-Geral da Saúde termina, com um sublinhado positivo: "Tenho esperança que esse futuro vá ser novamente equilibrado". 

Veja o vídeo na galeria acima. 

Leia Também: Covid-19. Portugal regista mais 15 mortes e 541 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório