Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Padre ignora diretivas sanitárias e continua a dar missas presenciais

Pároco mantém celebrações, aos sábados e domingos, porque população “precisa de arejar”.

Padre ignora diretivas sanitárias e continua a dar missas presenciais
Notícias ao Minuto

16:26 - 01/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Um padre que dá missa em seis aldeias do concelho de Pinhel, no distrito da Guarda, continua a fazer celebrações presenciais aos sábados e domingos, apesar de a Conferência Episcopal Portuguesa ter suspendido, em janeiro, as missas e catequeses por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com a SIC Notícias, há umas semanas, ao ser confrontado com esta situação, o pároco garantiu que os presentes apenas o estavam a ajudar na celebração. Contudo, este domingo, ao ser abordado por jornalistas, após uma missa com cerca de uma dezena de fiéis, o sacerdote defendeu que a diretiva em causa só se aplica aos centros urbanos e que a população “precisa de arejar”.

Apesar de todos os que assistiam à missa estarem a usar máscara e de esta ter durado apenas meia hora, de acordo com o canal de televisão, os fiéis puderam comungar.

Recorde-se que, o regulamento do Estado de Emergência, do passado dia 14 de janeiro, autoriza celebrações religiosas, incluindo as comunitárias. No entanto, com o agravamento da pandemia, a Conferência Episcopal Portuguesa, suspendeu a celebração das missas presenciais, catequese e outras atividades pastorais, até novas orientações.

A Diocese da Guarda ainda não reagiu à realização de missas presenciais por parte deste pároco.

Leia Também: Bebé morre durante batismo após ser mergulhado três vezes em água benta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório