Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Escola de Enfermagem quer reduzir complicações indesejadas na saúde

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que está a participar num projeto internacional com o objetivo de "melhorar a formação" dos profissionais para reduzir "complicações indesejadas nos cuidados de saúde".

Escola de Enfermagem quer reduzir complicações indesejadas na saúde
Notícias ao Minuto

16:22 - 26/02/21 por Lusa

País Coimbra

O projeto Internacional recorre a vários métodos digitais, como "'e-learning' e a simulação", e contribui para a "melhoria da formação aos profissionais de saúde, ao nível da gestão da qualidade e segurança dos cuidados", lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A iniciativa denominada "Get ready for safety" (Prepare-se para a segurança) envolve a cooperação de instituições de cinco países europeus, sendo suportado pelo programa Erasmus + da União Europeia, com uma verba de 436 mil euros.

"Partindo de um levantamento das necessidades de formação nos vários países envolvidos, definiremos um quadro de competências a desenvolver pelos profissionais de saúde e um programa formativo, direcionado a estudantes e profissionais", explica a professora Amélia Castilho, que coordena a equipa de docentes da ESEnfC que participa neste projeto.

A "experiência, conhecimento e visão transnacional de profissionais de cinco países europeus" vai permitir corrigir a falta de "competências na gestão de qualidade e segurança exigidas pelos profissionais", garante Amélia Castilho.

De acordo com a responsável, para evitar que "erros humanos" cheguem ao doente é necessário um "esforço contínuo de aprendizagem", mas ainda há "um longo caminho a percorrer, como se assume na Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e nas prioridades definidas no Plano Nacional de Segurança".

O projeto vai decorrer até 31 de agosto de 2023 e beneficia da participação de sete instituições: Universidade de Liège, Haute Ecole Libre Mosane, Inforef - organização sem fins lucrativos que atua na promoção da utilização de tecnologias digitais e na cooperação europeia no domínio da educação (as três na Bélgica), Universidade de Caen Normandie (França), Centro Hospitalar do Luxemburgo, ESEnfC (Portugal) e Universidade de Medicina e Farmácia Iuliu Hatieganu (Roménia).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório