Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Aluno que morreu em aula sofria de "doença congénita"

Um jovem estudante de 12 anos morreu ontem, na Escola Básica 2,3 da Chamusca, em Santarém, durante uma aula de Educação Física. Segundo avança o Diário de Notícias, o aluno, que “sofria de uma doença congénita”, teve uma paragem cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não sobreviveu ao ataque fulminante.

Aluno que morreu em aula sofria de "doença congénita"
Notícias ao Minuto

09:22 - 04/02/14 por Notícias ao Minuto

País Chamusca

Professores, alunos e funcionários da Escola Básica 2,3 da Chamusca, em Santarém, estão em choque com a morte de Guilherme Mira, o jovem aluno de 12 anos que ontem morreu na aula de Educação Física após sofrer uma paragem cardiorrespiratória.

O diretor da escola explicou ao Diário de Notícias que a aula tinha começado “há cinco ou dez minutos” quando Guilherme sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Apesar das manobras de reanimação levadas a cabo pelos professores que se encontravam no pavilhão, naquele momento, o jovem não resistiu. Fernando Miranda disse ainda que a escola não possui um desfibrilhador e que os professores "têm alguma formação de primeiros socorros", tendo havido uma "formação" na escola no ano passado.

“Ele sofria de uma doença congénita e estava a ser acompanhado pela família e pelos médicos devido a esse problema”, explicou o diretor do estabelecimento de ensino ao Diário de Notícias.

De acordo com a mesma fonte, a mãe do jovem, professora e membro da direção daquela escola, assistiu incrédula às manobras de reanimação. Apesar da pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários da Chamusca que se deslocaram ao local com uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), Guilherme não sobreviveu à paragem cardiorrespiratória e o óbito foi declarado ainda no local.

Ainda ontem, o Ministério da Educação e Ciência emitiu uma nota a lamentar a sucedido, garantindo que que vai disponibilizar "todo o apoio necessário à família do estudante", bem como à escola em causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório