Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

"Presidência portuguesa fará da luta contra a Covid-19 uma prioridade"

Ministra da Saúde presidiu à primeira reunião de ministros da Saúde da União Europeia.

"Presidência portuguesa fará da luta contra a Covid-19 uma prioridade"

A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou esta quarta-feira que a presidência portuguesa da União Europeia "fará da luta contra a Covid-19 uma prioridade", assumindo o país a 'pasta' europeia "numa altura particularmente desafiante da evolução da pandemia".

Num vídeo publicado nas redes sociais, a governante - que hoje presidiu à primeira reunião de ministros da saúde da UE, por videoconferência - , afirmou que Portugal trabalhará com todos os Estados-membros para que os planos de vacinação "possam ser aplicados", por forma a garantir a imunização dos cidadãos "o mais rápido possível". "Sem perder de vista uma ação coordenação na mitigação, prevenção e combate à doença", frisou Marta Temido.

Por outro lado, acrescentou, a presidência portuguesa "focar-se-á no papel da UE num contexto multilateral, nomeadamente no quadro das ações a adotar para o reforço da Organização Mundial de Saúde".

A ministra disse que Portugal "procurará destacar a dimensão diplomática da saúde global, em especial através do aprofundamento das alianças estratégicas com África".

Marta Temido prosseguiu dizendo que a presidência portuguesa "prosseguirá uma agenda europeia no acesso ao medicamento focada no acesso sustentável, equitativo e universal".

Referindo ainda os "esforços no âmbito da saúde digital", a ministra disse que a presidência portuguesa "trabalhará no sentido do desenvolvimento de uma União Europeia da Saúde porque acreditamos que esse é o melhor caminho para vencer a pandemia, para melhor a resposta de cada um dos nossos sistemas de saúde, para uma Europa mais coesa e justa".

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a renovação do Estado de Emergência que antecede o novo período de confinamento geral, na sequência do agravamento da situação pandémica. As medidas concretas, que entram em vigor já amanhã, serão conhecidas hoje, depois da reunião de Conselho de Ministros.

Leia Também: AO MINUTO: Emergência tem "fim muito urgente"; Medidas conhecidas hoje

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório