Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Município de Torre de Moncorvo está a regenerar a Serra do Reboredo

O município de Moncorvo está a proceder à plantação de sobreiros e ao aproveitamento da regeneração natural dos carvalhos negrais na Serra do Reboredo, que foi atingida por um grave incêndio no verão de 2017, foi hoje anunciado.

Município de Torre de Moncorvo está a regenerar a Serra do Reboredo
Notícias ao Minuto

12:10 - 12/01/21 por Lusa

País Incêndio

"[A Câmara de Moncorvo está a proceder à] plantação de 18 hectares de sobreiros no Perímetro Florestal da Serra do Reboredo e mais de seis hectares de sobreiros na freguesia de Carviçais. Estas iniciativas ligadas à silvicultura inserem-se no âmbito das medidas compensatórias da construção da Barragem do Baixo Sabor", indicou aquele município do distrito de Bragança, em comunicado.

A mesma nota dá conta de que uma equipa de sapadores florestais do município de Torre de Moncorvo está a efetuar o aproveitamento da regeneração natural de carvalhos negrais, numa mancha de oito hectares na Serra do Reboredo.

O município de Torre de Moncorvo já havia pedido apoios para ordenamento da Mata Nacional do Reboredo que ficou sem defesas contra as enxurradas e outras intempéries durante um incêndio que lavrou em julho de 2017.

O incêndio que há mais de três anos afetou o "pulmão" da vila de Moncorvo provocou "um grave problema de erosão", sendo uma prova, segundo o autarca Nuno Gonçalves, de que "é preciso investir mais no ordenamento da Serra do Reboredo", que é gerida pelo município em parceria com o Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Numa primeira ação iniciada em fevereiro de 2018, um grupo de voluntário iniciou um projeto de reflorestação da Serra do Reboredo, onde foram plantadas cerca de um milhar de árvores autóctones.

Nesta primeira ação, foram plantadas árvores de espécies como o cedro ou o carvalho alvarinho, numa área correspondente a 2,5 hectares de mata nacional.

O retalho de carvalhal primitivo da Serra do Reboredo é referido pelos ambientalistas como a maior mancha de carvalhos brancos da Europa e está classificada como Reserva Ecológica Nacional.

Segundo os especialistas, a maior jazida de ferro da Europa está na Serra do Reboredo, que está revestida por um manto vegetal de espécies variadas e manchas de pinheiros, medronheiros, cedros, castanheiros, sobreiros e carvalhos.

No incêndio de julho de 2017 arderam cerca de oito mil hectares de floresta autóctone, no concelho de Torre de Moncorvo, onde está incluída a Mata Nacional do Reboredo.

Leia Também: Incêndio consumiu duas salas de aula de escola em Mem Martins

Recomendados para si

;
Campo obrigatório