Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Greve deixa Misericórdia de Guimarães em serviços mínimos

Trabalhadores da Misericórdia de Guimarães estão hoje em greve, assegurando apenas os serviços mínimos, para forçar a sua equiparação salarial aos colegas de outras instituições particulares de solidariedade social (IPSS), disse à agência Lusa uma fonte sindical.

Greve deixa Misericórdia de Guimarães em serviços mínimos
Notícias ao Minuto

12:54 - 15/10/20 por Lusa

País Salários

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) porque, segundo a sua dirigente Ana Rodrigues, "as diferenças salariais das misericórdias face às outras IPSS são significativas e na Misericórdia de Guimarães a situação é particularmente grave".

De acordo com a sindicalista, uma ajudante de lar ganha salário mínimo [635 euros], sem qualquer adicional. Noutras IPSS o salário base é de 646, acrescendo 102 euros de diuturnidades mais pagamento de trabalho noturno.

"Ora, se já achamos que essas IPSS pagam pouco e estamos a exigir aumentos de 35 euros, muito mais teremos de reclamar às misericórdias e particularmente à de Guimarães", acrescentou a sindicalista.

Ana Rodrigues disse que a Misericórdia de Guimarães, no distrito de Braga, emprega 200 ajudantes de lar, 60 das quais se concentraram, na manhã de hoje, em protesto frente a instalações da instituição.

Quanto à adesão à greve, a dirigente assegurou que "foi total, já que ficaram apenas as que cumprem os serviços mínimos, que neste caso são significativos".

Em comunicado entretanto emitido, o CESP afirma não poder aceitar que os salários das ajudantes de lar, com cinco, 10, 15, 20, 25 e mais anos de antiguidade nas instituições, seja o Salário Mínimo Nacional. Não aceitamos que não nos paguem as diuturnidades, nem valorizem a nossa especialização".

Sublinhando que "desde há pelo menos quatro anos que os salários da generalidade dos trabalhadores não são aumentados", o CESP pede que "haja a coragem para valorizar as carreiras profissionais de quem, num momento particularmente difícil, não abandona utentes, trabalha no limite das suas forças e capacidades, dando o melhor de si para cuidar dos que mais necessitam".

A agência Lusa pediu um comentário da Mesa Administrativa da Misericórdia, que não foi fornecido em tempo útil, até cerca das 12:30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório