Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sabe (mesmo) circular numa rotunda? Tire aqui as suas dúvidas

Guarda Nacional Republicana deixou uma nota informativa acompanhada de um gráfico para o ajudar a melhor compreender como se processa o trânsito nestes locais.

Sabe (mesmo) circular numa rotunda? Tire aqui as suas dúvidas
Notícias ao Minuto

07:30 - 12/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Condução

Circular nas rotundas é uma das questões que mais se aproxima de um 'quebra-cabeças' na mente dos condutores. A faixa em que cada um se deve colocar consoante a saída que vai tomar parece continuar a suscitar dúvidas e, por isso, a Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu ao Facebook para deixar uma nota informativa e um gráfico para o ajudar.

"Sabe circular numa rotunda?" Nesta explicação, começa-se pela regra mais básica: "Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam".

E agora... a parte mais 'complicada': "Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita", resalva a GNR, acrescentando que "se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções".

Contudo, e "sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores", os condutores "devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino"

Já se estiver ao volante de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, fique a saber que pode "ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores". 

Leia Também: Vai conduzir? Saiba quais os documentos que tem (mesmo) de ter consigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório