Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nevoeiro atrasa início da reunião ministerial entre Portugal e Espanha

O forte nevoeiro na região da Guarda atrasou esta manhã a aterragem dos helicópteros que transportaram a delegação espanhola que vai participar na 31.ª cimeira ibérica.

Nevoeiro atrasa início da reunião ministerial entre Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

10:16 - 10/10/20 por Lusa

País Cimeira Ibérica

Fonte da delegação portuguesa disse à agência Lusa que os helicópteros acabaram por aterrar num local diferente do previsto e que a cimeira Portugal-Espanha vai começar com alguns minutos de atraso.

Durante a manhã haverá uma série de reuniões bilaterais setoriais, uma delas entre os dois chefes de Governo, e a partir das 11:30 está previsto um encontro entre todos os membros das duas delegações, devendo realizar-se uma conferência de imprensa dos dois chefes de Governo às 13:00.

A comitiva de Espanha é a mais numerosa, com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, quatro vice-presidentes, seis ministros, seis secretários de estado e o embaixador espanhol em Portugal, enquanto do lado português, António Costa vai estar acompanhado de oito ministros, uma secretária de Estado e o embaixador de Portugal em Madrid.

Portugal e Espanha deverão aprovar a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT), que irá beneficiar 1.551 freguesias, cerca de metade delas portuguesas, e abarca uma área correspondente a 62% do território nacional, beneficiando diretamente mais de 1,6 milhões de portugueses e cinco milhões de habitantes dos dois lados da fronteira.

Essa estratégia para as regiões que estão entre as mais pobres dos dois países prevê, entre outras matérias, a criação de grupos de trabalho que levem vão estudar a criação da figura de trabalhador transfronteiriço e de um documento único de circulação para harmonizar a passagem de menores entre Portugal e Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório