Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Oito distritos com aviso amarelo por causa do calor

Oito distritos de Portugal continental estão hoje com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Oito distritos com aviso amarelo por causa do calor
Notícias ao Minuto

07:22 - 29/07/20 por Lusa

País Tempo

Os distritos são os de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

O aviso vai vigorar até às 21:00 de quinta-feira nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre e nos restantes prolonga-se até às 21:00 de sexta-feira.

Segundo o IPMA, os distritos de Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje risco extremo de exposição aos raios ultravioleta (UV) e o restante território de Portugal continental está todo com risco muito elevado.

O risco de exposição à radiação UV é muito elevado nas ilhas da Madeira e Porto Santo, assim como em São Miguel e Terceira, nos Açores. As ilhas açoreanas do Faial e Flores apresentam risco elevado.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma subida das temperaturas máximas e nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Cabo Mondego. Durante a tarde, a nebulosidade vai aumentar no interior Norte e Centro, com baixa probabilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoadas, em particular em zonas montanhosas.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante norte e por vezes forte do quadrante leste nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao início da manhã, e rodando para quadrante oeste a partir da tarde.

Segundo as previsões do IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre os 24.º (Sines) e os 39.º (Beja e Évora) e as mínimas entre os 14.º (Leiria) e os 21.º (Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório