Ajuste direto para helicópteros de emergência médica custa até 4 milhões

O INEM vai pagar à empresa Gulf Med até quatro milhões de euros pelos três helicópteros de emergência médica que vão operar ao abrigo do ajuste direto que foi feito para assegurar o serviço nos próximos meses.

Helicoptero, INEM

© Global Imagens

Lusa
11/07/2025 18:57 ‧ há 6 horas por Lusa

País

INEM

O valor consta do contrato assinado entre as duas partes, publicado no portal Base na quinta-feira, e que indica que o preço máximo a pagar pelo INEM à empresa com sede em Malta "não pode exceder" os 4.011.500 euros.

 

Segundo o documento consultado pela Lusa, foi estabelecido o valor de 11.300 euros por dia para cada helicóptero, médio ou ligeiro, que operará num regime diário de 12 horas.

Este valor corresponde à disponibilidade de cada aeronave, mas também ao custo das horas de voo realizadas no âmbito do transporte de aéreo de emergência médica, refere o contrato, assinado na sequência da decisão de avançar com este ajuste direto em 26 de junho.

A Gulf Med é a empresa a quem foi adjudicado o serviço de helicópteros de emergência médica, no âmbito de um concurso público internacional que previa o início da operação a 01 de julho, o que não aconteceu, e que obrigou o INEM a avançar com o ajuste direto e a contar com o apoio da Força Aérea.

Este ajuste direto destinou-se à "locação de três aeronaves", prevendo duas a operarem a partir de 01 de julho e a terceira a partir de 15 de julho, até ao dia a indicar pelo INEM com uma semana de antecedência.

Apoio da Força Aérea? Gulf Med precisa de formar pilotos, diz ministra

Apoio da Força Aérea? Gulf Med precisa de formar pilotos, diz ministra

Governo entendeu "que era melhor agir com segurança e garantir essa segurança através deste processo colaborativo com a Força Aérea".

Lusa | 13:44 - 01/07/2025

O contrato refere ainda que os períodos de operação destes três helicópteros vão terminando "à medida que seja possível substituí-los pelas aeronaves" previstas no contrato que resultou do concurso público internacional.

Este contrato foi adjudicado à Gulf Med por cerca de 77,5 milhões de euros para uma operação de quatro helicópteros 24 horas por dia até 2030.

Leia Também: Atuação do INEM no caso da grávida da Nazaré foi "a mais adequada"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas