Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Perímetro da Serra de Sintra encerrado devido ao risco de incêndio

Uma decisão que surge depois de ter sido declarada a situação de alerta no país, em vigor desde esta sexta-feira e que se prolongará até às 23h59 de domingo.

Perímetro da Serra de Sintra encerrado devido ao risco de incêndio
Notícias ao Minuto

17:53 - 17/07/20 por Melissa Lopes

País Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou a interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra entre 17 de julho de 2020 e as 23h59 do dia 19 de julho de 2020, informa a autarquia em comunicado. 

A decisão foi tomada na sequência da declaração da Situação de Alerta, ontem declarada por despacho assinado pelos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática.

Na base desta decisão está também o facto de estar em vigor o Estado de Alerta Especial Nível Laranja, do SIOPS para o DECIR, no distrito de Lisboa, enquanto se prevê para o concelho de Sintra o Risco de Incêndio Rural Elevado e Muito Elevado entre o dia 17 e dia 21 de julho (terça-feira).

Recorde-se que o período crítico de incêndios rurais vigora até ao dia 30. 

Tendo em conta o nível de alerta e a previsão meteorológica, a autarquia considera que "estão reunidas as condições para que sejam fechadas as cancelas, sem dependência de prévia determinação ou Despacho, uma vez que o IPMA prevê o Risco de Incêndio Elevado". 

Adicionalmente, "estão conjugadas as condições meteorológicas, segundo a metodologia aprovada pela Câmara Municipal de Sintra por unanimidade, que implicam acionar a interdição de trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra", lê-se na nota da autarquia. 

Sublinhe-se que continuam a poder circular veículos de moradores e de empresas sediadas na Serra de Sintra, transportes públicos de passageiros (todos os veículos titulares de alvará emitido pelo IMT que realizam o transporte de passageiros), veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A autarquia faz ainda saber que a situação de interdição do trânsito nas vias municipais do perímetro da Serra de Sintra será avaliada de 12 em 12 horas, "podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar".

De salientar que a Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caraterizada por um elevado número de visitantes, pelo que se torna "fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal", destaca a Câmara Municipal. 

Consulte aqui o mapa dos pontos de interdição (em atualização).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório