Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Oficial: Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

Já é oficial: Mário Centeno, ministro de Estado e das Finanças, está de saída do Governo. Secretário de Estado do Orçamento João Leão vai ocupar a pasta, estando a cerimónia de tomada de posse marcada para o dia 15 de junho. Quem também está de saída é o Secretário de Estado Ajunto das Finanças Mourinho Félix, que chegou a ser apontado como possível sucessor de Centeno.

Oficial: Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças
Notícias ao Minuto

12:17 - 09/06/20 por Melissa Lopes

Política Centeno

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu de António Costa "as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, professor doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor doutor João Leão", lê-se na nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República acrescenta que aceitou as propostas, "realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas". 

Recorde-se que a saída de Mário Centeno do Governo já era tida como certa, sobretudo depois do desencontro com o primeiro-ministro aquando da injeção 850 mil milhões no Novo Banco, tema que levaria os dois a uma reunião de emergência em São Bento. Mas a especulação sobre a saída do ministro apelidado de 'CR7 das Finanças' remontam ao momento de formação do Governo depois das eleições legislativas. 

Quanto ao futuro,  a ambição de Mário Centeno passará por ocupar o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP), depois de também o mandato no Eurogrupo chegar ao fim no próximo dia 13 de junho

Quem também está de saída do Governo é Ricardo Mourinho Félix, avança a RTP. O secretário de Estado Adjunto das Finanças chegou a ser apontado como sucessor de Mário Centeno

Minutos depois da oficialização da saída do 'CR 7 das Finanças' do Governo, o primeiro-ministro, o ministro das Finanças cessante, assim como e o futuro titular da pasta, João Leão, estiveram juntos no briefing final do Conselho de Ministros, que aprovou o Orçamento Suplementar, disse à Lusa fonte do Governo.

O novo ministro das Finanças, João Leão, sublinhe-se, é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA e  Licenciado em Economia e Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. O ministro que se segue na pasta das Finanças é ainda professor de Economia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2008, tendo sido secretário de Estado do Orçamento entre 2015 e 2019 no XXI Governo da Republica. 

Foi também diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia entre 2010 e 2014 e assessor do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento entre 2009 e 2010. 

João Leão desempenhou as funções de presidente da Comissão Científica do Departamento de Economia do ISCTE entre 2009 e 2010 e de diretor do Doutoramento em Economia (2011-2012), sendo ainda investigador da Business Research Unit do mesmo instituto. 

O novo ministro, que tomará posse no dia 15, foi membro do Conselho Económico e Social entre 2010 e 2014 e do Conselho Superior de Estatística entre 2010 e 2014. João Leão, refere a nota biográfica no site do Governo, integrou a delegação portuguesa no Comité de Política Económica da OCDE em 2010 e 2012 e integrou grupos de trabalho no âmbito da OCDE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório