Julgamento de rede internacional de droga arranca em setembro em Portimão

O Tribunal de Portimão reagendou para o dia 05 de setembro o início do julgamento de seis homens acusados de pertencerem a uma rede internacional de tráfico de droga, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Justiça, Tribunal

© ShutterStock

Lusa
16/07/2025 13:54 ‧ há 8 horas por Lusa

País

Justiça

Inicialmente marcada para 11 de junho, a primeira audiência de julgamento foi adiada para 04 de setembro, devido à renúncia dos advogados de defesa de dois arguidos, tendo sido reagendada para 05 de setembro, às 09:00.

 

A juíza Maria Pires, que preside ao coletivo que vai julgar o caso, explicou na ocasião que o adiamento ficou a dever-se à recusa dos arguidos Gabriel Carvalho e Ayari Chokri em serem representados por um advogado oficioso.

Os advogados de defesa informaram na altura o tribunal de que renunciavam à procuração para representarem os dois homens, um de nacionalidades brasileira e o outro que diz ter nacionalidade italiana e egípcia.

Os dois homens, em prisão preventiva num estabelecimento prisional de Lisboa, informaram que não aceitavam advogados oficiosos propostos pelo tribunal e que pretendiam constituir um novo mandatário judicial.

Os arguidos são suspeitos de pertencerem a uma rede internacional de tráfico de droga e foram detidos em março de 2023, em Albufeira, durante uma operação policial quando transportavam num camião 1.200 quilogramas de cocaína.

Os seis homens, com idades entre 24 e 62 anos, todos em prisão preventiva, têm nacionalidade brasileira, croata, italiana e portuguesa e estão acusados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado e de associação criminosa.

São suspeitos da "introdução de grandes quantidades de cocaína no mercado europeu" e de pertencerem a "uma rede bastante poderosa" que teria uma base logística no Algarve e Portugal como "porta de entrada" para a posterior distribuição na Europa.

Na operação desenvolvida pela Polícia Judiciária (PJ) foram apreendidas, além da droga, uma viatura pesada utilizada para transporte da cocaína, "equipamentos de comunicação, elevados montantes em dinheiro, documentos e outros objetos".

O inquérito foi dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em Lisboa.

Segundo o Ministério Público, "há indícios de os detidos fazerem parte de uma organização internacional de caráter criminoso que se dedica a transportar grandes quantidades de cocaína por via marítima desde a América do Sul, onde é produzida, para a Europa, com entrada por Portugal".

A primeira audiência do julgamento do processo, com um total de sete testemunhas de acusação e de defesa arroladas, ficou agora marcada para o dia 05 de setembro, às 09:00.

Leia Também: Acusado por homício de empresário condenado por roubo agravado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas