Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Associação saúda adiamento a restrições à circulação automóvel na Baixa

A ADBP -- Associação de Dinamização da Baixa Pombalina saudou hoje o adiamento pela Câmara Municipal de Lisboa das restrições à circulação automóvel na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa da capital, inicialmente previstas para o verão.

Associação saúda adiamento a restrições à circulação automóvel na Baixa
Notícias ao Minuto

12:43 - 05/06/20 por Lusa

País Lisboa

O anúncio do adiamento foi feito na quarta-feira pelo presidente da Câmara de Lisboa (CML), Fernando Medina, numa conferência de imprensa, na qual referiu que vai propor à câmara uma "recalendarização" relativa ao desenvolvimento do projeto, que contempla restrições ao trânsito automóvel, bem como intervenções no espaço público, com a criação de mais ciclovias e área pedonal.

Hoje, em comunicado, a ADBP congratulou-se com o anúncio da autarquia, sublinhando que nesta altura é prematura qualquer implementação deste plano, na zona da Baixa-Chiado, uma vez que a discussão com a população, comerciantes, entre outros, foi interrompida por causa da pandemia da covid-19.

O presidente da ADBP, Manuel de Sousa Lopes, indica na nota que a implementação do plano antes da pandemia já carecia de ajustamentos por forma a que as atividades económicas fossem prejudicadas o menos possível.

"Neste momento, em que a pandemia ainda não terminou e que poderá ainda retornar, a implementação de uma alteração desta envergadura terá de ser efetuada com enorme cuidado, por forma a não prejudicar o desde já debilitado tecido empresarial da Baixa/Chiado", salientou.

Manuel de Sousa Lopes afirma também esperar que a "pandemia não sirva de pretexto para que a CML não faça consultas à população e aos representantes das atividades económicas antes de concretizar este plano".

O presidente da ADBP lembrou ainda que do programa da atual maioria da vereação da câmara não constava qualquer referência à intenção de implementação de um plano com estas características para a zona da Baixa/Chiado.

"Estando nós a um ano de eleições, não fará mais sentido que Fernando Medina apresente a implementação deste plano a sufrágio e à aprovação dos eleitores, passando assim, caso vença a disputa autárquica, a ter uma legitimidade inquestionável e incontornável", concluiu.

Na quarta-feira, Medina disse que "o projeto é da "maior importância" e que, apesar do adiamento, "será levado até ao fim".

Em janeiro, quando a Câmara de Lisboa anunciou a nova Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenidas/Baixa-Chiado, na qual o trânsito automóvel passará a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06:30 e as 00:00, estava previsto que o plano fosse apresentado à comunidade e aos comerciantes em fevereiro e aprovado pela autarquia em março, de modo a ser enviado para um período de consulta pública.

Estava ainda previsto que, a partir de 01 maio, os cidadãos pudessem efetuar o registo para a obtenção dos dísticos e a "efetiva fiscalização e controlo de acesso entre julho e agosto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório