Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Um dia haverá em que...". Bagão Félix partilha reflexão sobre pandemia

Pandemia de Covid-19 está a alterar a forma como nos relacionamos. Um tempo diferente em que nem tudo é mau. "Um dia haverá em que as minhas netas irão contar aos seus filhos e netos que a família voltou a ser o ponto certo do encontro", escreve Bagão Félix.

"Um dia haverá em que...". Bagão Félix partilha reflexão sobre pandemia
Notícias ao Minuto

17:27 - 25/03/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

O antigo ministro Bagão Félix  partilhou nas redes sociais uma reflexão sobre o novo tempo que o mundo vive devido à pandemia Covid-19.  Um tempo que exige isolamento social, confinamento e quarentenas. Recomendações (nuns casos) e exigências (noutros) que já estão a moldar a forma como nos relacionamos e a redefinir o papel da família. 

"Um dia haverá em que as minhas netas irão contar aos seus filhos e netos que houve um tempo em que as pessoas tinham de estar afastadas e os abraços e beijos foram substituídos pela virtualidade informática. Um tempo em que os pais e os avós não podiam ver os filhos e netos, e isso ser uma forma de lhes transmitir amor", começa por escrever o economista. 

"Um tempo", continua, "em que tudo parou para fazer descansar a Natureza. Um tempo em que se voltou a aprender que não há efeitos sem causa. Um tempo em que, separados, todos compreenderam que estavam ligados".

Prosseguindo, reflecte sobre o papel da família de como estar em casa é uma oportunidade:  "Um dia haverá em que as minhas netas irão contar aos seus filhos e netos que a família voltou a ser o ponto certo do encontro. Que estar em casa foi uma oportunidade para se descobrir ou valorizar o que nunca se deu conta. Que a vida que se pensou ser insuperável se diluiu numa cripta de tecnologia vulnerável". 

"[Haverá um dia em] que se concluiu, com muita dor e angústia, que a fortaleza podia transformar-se em fragilidade e a fragilidade podia acabar em fortaleza. (...) Um dia haverá em que as minhas netas irão contar aos seus filhos e netos que a vida genuinamente simples passou a ter mais valor do que a existência falsamente complexa. Um dia haverá em que elas lerão aos seus filhos e netos o que Manuel António Pina escreveu no então longínquo 1969:

Ainda não é o fim

nem o princípio do mundo

calma

é apenas um pouco tarde

Um dia haverá em que os filhos e netos das minhas netas me segredarão se as suas mães e avós lhes contaram tudo isto", termina. 

De acordo com o último boletim epidemiológico, há em Portugal 2.995 casos de Covid-19 confirmados, 43 mortes e 22 doentes recuperados. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório