Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Homem condenado a quatro anos de prisão por auxílio à imigração ilegal

Cidadão estrangeiro foi detido pelo SEF em janeiro de 2019.

Homem condenado a quatro anos de prisão por auxílio à imigração ilegal
Notícias ao Minuto

14:46 - 31/01/20 por Notícias Ao Minuto

País Imigração ilegal

Um homem indostânico (natural do Indostão, região do subcontinente indiano que inclui parte da Índia e do Paquistão) foi condenado a quatro anos de prisão efetiva, esta semana, em Portugal, pela prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) relembra que o homem foi detido no aeroporto de Bissau, ao tentar embarcar rumo a Lisboa, em janeiro de 2019. Com ele, estavam outros três homens da mesma nacionalidade, aos quais foi recusada a entrada em Portugal.

O detido apresentou às autoridades documentos e nacionalidade portuguesa, no entanto, não conseguia articular quaisquer palavras em português, o que, de imediato, levantou suspeitas às autoridades.

Já durante a investigação, o SEF apurou que o cidadão estrangeiro, que ficou detido preventivamente até agora, à leitura da sentença, dedicava-se a auxiliar a entrada e permanência de cidadãos indostânicos em espaço europeu a troco de avultadas quantias monetárias, recorrendo, para o efeito, a documentação portuguesa genuína obtida por meios fraudulentos.

A estrutura criminosa, entretanto desmantelada pelo SEF, mantinha ligações à Ásia, África, Europa e América do Norte.

No mesmo documento, o SEF revela que contou, nesta investigação, com a cooperação das autoridades francesas e senegalesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório