Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Entrevista a skinhead em programa da RTP gera polémica

A estação de televisão pública já lamentou o sucedido, pedindo "desculpa a todos quantos se tenham sentido ofendidos".

Entrevista a skinhead em programa da RTP gera polémica
Notícias ao Minuto

18:38 - 05/11/19 por Mafalda Tello Silva

País Nuno Cláudio Cerejeira

Nuno Cláudio Cerejeira, conhecido por ser militante da causa neonazi e um dos condenados pelos episódios de violência racial que levaram à morte de Alcindo Monteiro, foi entrevistado no programa da tarde da RTP - 'A Nossa Tarde' conduzido por Tânia Ribas de Oliveira, na emissão do passado dia 24 de outubro. A entrevista realizou-se a pretexto de Nuno Cláudio Cerejeira ter sido apoiado pela Fundação Infantil Ronald McDonald depois de ser pai de trigémeos permaturos

A presença do conhecido hammerskin que tem tatuada na testa uma cruz celta não passou despercebida e, para além de ter sido tema de debate público nas redes sociais, a associação SOS Racismo veio publicamente condenar a situação, através de um comunicado. 

"Nuno Cláudio Cerejeira é um dos envolvidos nos episódios de agressões raciais que, em 1995, provocaram dezenas de feridos e que levariam à morte de Alcindo Monteiro", começa por identificar a associação que luta contra o racismo e a xenofobia em Portugal. 

"O referido indivíduo, além de condenado a prisão efetiva por crimes de ofensas corporais e pelo seu envolvimento nesses atos de violência extrema é, também, um atual e persistente militante da causa neonazi. Como é do conhecimento público, é um dos elementos dos Hammerskins em Portugal, organização internacional criminosa e neonazi, proprietário do Club 38, local conhecido como uma 'skinhouse', frequentado por neonazis, e membros da Luz Branca, outra associação racista cujo propósito era prestar solidariedade apenas a 'crianças brancas'. No seu cardápio inclui-se ainda condenações em tribunal por crimes de roubo, sequestro, coacção e posse ilegal de armas", aponta a SOS Racismo.

O programa da RTP em causa publicou, esta quarta-feira, um comunicado nas redes sociais, no qual lamenta o sucedido e garante que a coordenação do 'A Nossa Tarde' não tinha qualquer conhecimento "sobre os antecedentes criminais do pai, nem tão pouco das suas convicções políticas". "Nunca o teríamos recebido, se soubéssemos", pode ler-se ainda na nota. 

A coordenação do programa explica que o caso foi-lhes sugerido pela própria Fundação Ronald McDonald, "da qual a Tânia Ribas de Oliveira é uma das embaixadoras", a história era referente ao "casal Cláudia e Cláudio, que depois vários anos a tentarem ser pais, tinham conseguido, sem qualquer tratamento, ter trigémeos". O neonazi, que estava acompanhado pela mulher e os três filhos, assim como a diretora da Casa Ronald Macdonald, Ana Patacho, foram ao programa "falar EXCLUSIVAMENTE da experiência da paternidade a triplicar".

A fundação da cadeia de restaurantes fast food apoia famílias deslocadas por questões médicas. Segundo a Casa Ronald Macdonald, o casal de Leiria recebeu apoio nas instalações da fundação situadas perto do hospital D. Estefânia, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório