Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Grávidas vão poder pesquisar obstetras habilitados a fazer ecografias

Funcionalidade vai estar disponível no site da Ordem dos Médicos a partir do final do ano.

Grávidas vão poder pesquisar obstetras habilitados a fazer ecografias
Notícias ao Minuto

19:59 - 01/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Ecografias

As grávidas vão poder pesquisar quais os obstetras que estão habilitados a fazer ecografias. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo semanário Expresso, que refere ainda que esta funcionalidade ficará disponível no site da Ordem dos Médicos a partir do final deste ano. 

Para saber se um obstetra está ou não habilitado, será apenas necessário pesquisar o nome do profissional na base de dados

Esta medida surge após o caso do bebé que nasceu com malformações em Setúbal e que foi acompanhado pelo obstetra Artur Carvalho. 

Já em declarações à SIC, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, refere ainda que está a ser criada uma "competência em ecografia obstétrica diferenciada".

Para tal, já foi realizada uma reunião com as direções dos colégios de radiologia e obstetrícia, "no sentido de agregar informação relativamente a aptidões e normas que já existem quer da Ordem dos Médicos quer da própria Direção-Geral de Saúde" para "criar um colégio de competência onde, a partir do momento que esteja efetuado, todos os médicos que têm esta competência em ecografia obstétrica diferenciada passam a estar inscritos obrigatoriamente nesse colégio". 

De lembrar que esta quinta-feira o Ministério Público abriu um inquérito crime para investigar o caso da clínica Ecosado, em Setúbal, que realizou ecografias à mãe do bebé que nasceu com malformações graves e que afinal não tinha convenção com o Estado, informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório