Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Pena efetiva para um dos elementos do grupo que preparava assalto em Ovar

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a penas de prisão, uma das quais efetiva, três dos quatro indivíduos que foram detidos em 2017 quando alegadamente se preparavam para assaltar uma ourivesaria em Ovar.

Pena efetiva para um dos elementos do grupo que preparava assalto em Ovar
Notícias ao Minuto

15:36 - 29/10/19 por Lusa

País Assalto

O processo tinha ainda um quarto elemento que foi declarado contumaz, devendo ser julgado em separado, quando vier a ser localizado.

A pena mais gravosa foi aplicada ao condutor da viatura, que foi condenado a uma pena única de três anos e meio de prisão efetiva, pelos crimes de falsificação de documento, detenção de arma proibida e condução sem carta.

O coletivo de juízes sentenciou ainda com penas suspensas de um ano e três meses e dois anos e três meses outros dois arguidos, que à data dos factos não tinham antecedentes criminais, pelos crimes de falsificação de documento e detenção de arma proibida.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que o tribunal não deu como provado que os arguidos tenham decidido utilizar o automóvel e a arma para levar a cabo diversos factos ilícitos, nomeadamente contra o património, na área do município de Ovar, tal como estava descrito na acusação.

Os factos ocorreram a 13 de fevereiro de 2017, quando os arguidos foram surpreendidos pela GNR no interior de uma viatura com matrículas falsas e armados.

Alertados por um popular, os militares abordaram a viatura, que estava estacionada em frente a uma ourivesaria em Esmoriz, Ovar, e ordenaram que os ocupantes saíssem com as mãos no ar, mas estes não acataram a ordem e saíram dali a alta velocidade, tendo sido disparados vários tiros para o ar e na direção da viatura.

Os indivíduos acabaram por se despistar a poucos metros daquele local e fugiram a pé, tendo sido detidos no mesmo dia, após uma operação policial para capturar os fugitivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório