Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alunos, pais e professores em ‘Marcha contra o amianto’ na Portela

Movimento Escolas Sem Amianto promove mais uma iniciativa para exigir a remoção do amianto de todos os estabelecimentos escolares.

Alunos, pais e professores em ‘Marcha contra o amianto’ na Portela
Notícias ao Minuto

15:54 - 08/10/19 por Melissa Lopes

País Amianto

É já na próxima quinta-feira, dia 10, que centenas de alunos, pais e professores do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide (em Loures), vão juntar-se para participar na ‘Marcha contra o Amianto’.

O protesto terá início às 8h50, à porta das duas escolas e obrigará ao corte de trânsito em três avenidas da freguesia de Moscavide e Portela, às portas de Lisboa, culminando num cordão humano, que vai rodear por completo o Centro Comercial da Portela, informa o Movimento Escolas Sem Amianto.

A iniciativa partiu do ‘ESPeloClima’ - um grupo de alunos que tem como objetivo combater as alterações climáticas e preservar o meio ambiente e o planeta -, em parceria com os professores de ambas as escolas e com o Movimento Escolas Sem Amianto, um movimento reivindicativo de pais, professores, diretores, encarregados de educação e antigos alunos que exige a remoção do amianto de todos os estabelecimentos escolares.

O objetivo, explica o movimento, “é chamar a atenção para os inúmeros materiais contendo amianto existentes nas escolas EB 2,3 Gaspar Correia e Secundária da Portela e alertar para a sua remoção urgente”.

Afonso Gageiro, aluno do 11º ano da Escola Secundária da Portela e um dos fundadores do grupo ESPeloClima, explica que esta marcha pretende alertar para a necessidade urgente da remoção do amianto da nossa escola e de todas as outras que ainda contêm este material tão perigoso para a saúde de alunos, professores e funcionários”.

Recorde-se que a Escola Secundária da Portela foi palco, no passado dia 10 de setembro, de uma conferência sobre “Amianto na Escola Pública”, que reuniu mais de 200 pessoas e contou com um debate com deputados de vários dos partidos com assento parlamentar.

Enquanto professores, só temos de ficar orgulhosos destas iniciativas dos nossos alunos, que têm hoje uma consciência cívica e um sentido de comunidade como não vimos noutras gerações”, afirma Pedro Pires, um dos professores da Escola Secundária da Portela que apadrinha o projeto.

Para André Julião, encarregado de educação e coordenador do Movimento Escolas Sem Amianto, “esta é uma prova inequívoca de que a comunidade escolar está unida em torno deste tema e que não o vai deixar cair até que o próximo ministro da Educação se digne encarar este problema com a seriedade que exige e não com o desleixo e a leviandade com que os seus antecessores o têm feito”.

Além desta iniciativa, faz ainda saber o responsável, está também prevista uma reflexão e debate nas várias turmas do ensino secundário daquele agrupamento no dia 11 de outubro, sexta-feira, sendo que outras iniciativas se seguirão "até que o amianto deixe de ser um problema nestas escolas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório