Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Inaugurado posto para que "açorianos adiram à mobilidade elétrica"

O Governo dos Açores inaugurou hoje, na Lagoa, o primeiro de 26 postos de carregamento para veículos elétricos que serão implementados na região com o objetivo de se conseguir que "os açorianos adiram à mobilidade elétrica".

Inaugurado posto para que "açorianos adiram à mobilidade elétrica"
Notícias ao Minuto

20:57 - 26/09/19 por Lusa

País Governo Regional

"O nosso objetivo é muito simples. É conseguir que os açorianos adiram à mobilidade elétrica e adquiram veículos elétricos em detrimento de veículos de combustão interna, que são, naturalmente, mais poluentes", avançou à agência Lusa a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

A governante destacou ainda as "vantagens económicas" e ambientais deste tipo de mobilidade.

"Além de diminuir as emissões de gases com efeito estufa, conseguimos algumas vantagens económicas para as famílias, porque é um modo de deslocação mais económico. Conseguimos, também, diminuir a nossa dependência face ao exterior na aquisição de combustíveis fósseis", assinalou.

Este posto de carregamento, situado perto da Avenida Infante D. Henrique, a principal via do centro da cidade, é o primeiro de 26 postos que o Governo Regional pretende implementar, sendo 10 em parceria com os municípios e 16 através de concurso público.

"Foi feito um concurso público internacional para esses 26 postos, ficaram alocados 16. Dos 10 que sobraram fizemos protocolos com as câmaras municipais", explicou Marta Guerreiro, avançando que até "ao final do primeiro semestre de 2020 a região terá uma rede de 26 pontos de carregamento na região, de acesso universal, para todos os utilizadores de veículos elétricos". O acesso é igualmente gratuito.

A governante aproveitou a ocasião para frisar que a mobilidade sustentável é uma "aposta claríssima" deste executivo.

"É uma aposta claríssima que está perfeitamente em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável que a região tem e que são transversais. Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem pensar na mobilidade elétrica", apontou.

Na inauguração, na ilha de São Miguel, a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, descreveu o momento como um "sinal" dado à "comunidade" da necessidade de se apostar "numa mobilidade sustentável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório