Os inspetores da Polícia Judiciária afetos à Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) vão mesmo avançar para greve.
O Notícias ao Minuto sabe que a paralisação ao horário suplementar - "todo o trabalho realizado entre as 17h00 e as 9h00" - vai arrancar dia 2 de agosto e por "tempo indeterminado".
"Esta é a vontade dos nossos associados, demonstrada esta manhã nas assembleias regionais nas quais decidiram rejeitar os termos da proposta de revisão dos estatutos profissionais da Polícia Judiciária apresentada pelo Governo", refere o comunicado enviado às redações, assegurando que esta "insatisfação (...) já foi comunicada à direção nacional da PJ".
No documento, a ASFIC/PJ faz ainda um 'ultimato' ao Governo. O Executivo de António Costa "tem uma semana para concretizar as promessas de reconhecer um estatuto da carreira digno aos profissionais da Polícia Judiciária" e de "reforçar o combate à corrupção".
"Só assim conseguirá impedir uma greve que vai provocar danos irreparáveis na PJ, na Justiça e na confiança dos portugueses em quem gere os destinos do País", avisa a ASFIC/PJ, garantindo que "o pré-aviso de greve será entregue ainda hoje"
[Notícia atualizada às 17h15]