Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa vai ter uma sirene de aviso de tsunami

A iniciativa resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Marinha Portuguesa.

Lisboa vai ter uma sirene de aviso de tsunami
Notícias ao Minuto

16:09 - 08/07/19 por Filipa Matias Pereira

País Tsunami

Lisboa vai ter uma sirene de aviso de tsunami. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Lisboa na sua página oficial de Facebook.

Esta novidade assume especial importância na sequência da posição assumida por vários especialistas na matéria, de acordo com os quais Portugal irá ser atingido por um grande sismo como o de 1755.

Recorde-se que, na altura, o sismo potenciou a destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingiu ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O abalo foi seguido de um maremoto e de múltiplos incêndios e foi, aliás, um dos mais mortíferos da história. 

Apesar de darem como certa a ocorrência de um fenómeno sismológico semelhante, os especialistas não conseguem é prever um período temporal. 

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, o protocolo de colaboração relativo à sirene foi assinado com a Marinha Portuguesa e surge no âmbito da implementação de um sistema de divulgação à população em caso de tsunami no estuário do Tejo.

O projeto prevê, além da instalação do sistema acústico, "a colocação de painéis digitais para disseminação de avisos e informação pública, bem como sinalética para percursos de evacuação e pontos de encontro".

Saliente-se ainda que, no ano passado, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) aprovou um protocolo de cooperação com Lisboa e Cascais para a criação de um sistema de alerta de tsunami no Tejo e comprometeu-se a alargar o sistema a outros municípios, nomeadamente Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório