Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

"Se o Estado tem metade do capital da TAP, deve acompanhar a sua gestão"

Presidente da República lembra que "metade da responsabilidade accionista [da TAP] é dos portugueses".

"Se o Estado tem metade do capital da TAP, deve acompanhar a sua gestão"

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita à Feira da Agricultura, em Santarém, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que o Estado, como acionista da TAP, tem que acompanhar a gestão da empresa.

O chefe de Estado considerou que o Estado, tendo 50% de capital da empresa, "o que representa a presença de contribuintes portugueses", deve "acompanhar com cuidado toda a gestão da TAP, mesmo sendo ela privada".

"Tem de acompanhar prémios, remunerações, a estratégia, aquilo que é politica de expansão, as aquisições que faça... Qualquer acionista de uma empresa privada deve acompanhar a sua gestão", reforçou, lembrando que "correndo bem ou mal [essa gestão], metade da responsabilidade acionista também é dos portugueses.

Já sobre a audição na comissão de inquérito do antigo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, que é acusado de ter autorizado um empréstimo da CGD a Joe Berardo, Marcelo preferiu não comentar o caso, alegando que "não fica bem ao presidente interferir nos trabalhos do parlamento".

"Nunca comento o que está a ser comentado no parlamento uma vez que a comissão continua,. Entendo que não me devo pronunciar sobre o que é o trabalho de uma comissão", afirmou, garantindo, contudo, que "tem acompanhado" a mesma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório