Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Em 2017/2018 houve um reforço de mais 2 mil docentes, diz Governo

Governo destaca que mais de 85 mil adultos frequentaram, no ano letivo passado, modalidades de educação e formação, o que representa um aumento de 11% face ao ano letivo anterior.

Em 2017/2018 houve um reforço de mais 2 mil docentes, diz Governo
Notícias ao Minuto

16:41 - 03/06/19 por Melissa Lopes

País Educação

Os dados preliminares disponibilizados do Recenseamento Escolar de 2017/2018 mostram que os “efeitos acumulados da quebra da natalidade, particularmente severa durante o período da crise económica, não impediram um aumento significativo do número de docentes”, conclui o Ministério da Educação numa nota enviada às redações. 

Esses dados preliminares, acrescenta a tutela, refletem “o investimento do Estado nas condições de trabalho dos seus profissionais, nas oportunidades de aprendizagem dos alunos, logo, na qualidade e equidade educativas”.

“Assim, em 2017/18, a rede pública foi reforçada, com mais 2 mil docentes do que no ano anterior, um reforço fundamental para aprofundar a qualidade e inclusão do sistema educativo, através de medidas como o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o Apoio Tutorial Específico, a Redução do Número de Alunos por Turma, o reforço de crédito horário para as escolas TEIP e para o Programa de Educação Estética e Artística, o Desporto Escolar, entre outras”, pode ler-se na nota, onde frisa que estas são "medidas com impactos diretos na redução do insucesso escolar e, a prazo, nas competências e qualificações dos portugueses”.

Os dados indicam, segundo o Governo, um aumento de mais de 2 mil estudantes no Ensino Profissional, em comparação com o ano anterior, “uma aposta consistente na qualificação dos jovens, através de um alargamento da rede de cursos profissionais em todo o país, definido com base nas necessidades do tecido produtivo de cada região”.

A tutela destaca ainda o facto de “mais de 85 mil adultos terem frequentado” nesse ano letivo as modalidades de educação e formação, o que representa um aumento de quase 11% face ao ano anterior. Tal “resulta de uma política de promoção da aprendizagem ao longo da vida e de valorização da população ativa, nomeadamente, através do Programa Qualifica”, conclui-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório