Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Posição dominante da China só favorece Portugal se UE for grande poder"

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes (1976-1986) defendeu hoje que a crescente posição dominante da China em termos económicos pode beneficiar Portugal, mas só no caso de a União Europeia conseguir afirmar-se como um grande poder.

"Posição dominante da China só favorece Portugal se UE for grande poder"
Notícias ao Minuto

06:38 - 07/02/19 por Lusa

País Ramalho Eanes

Em entrevista à Agência Lusa a propósito dos 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Portugal-China, que se assinalam esta quinta-feira, o general Ramalho Eanes considerou que a posição dominante de Pequim "pode beneficiar ou pode prejudicar" Portugal.

Na última década, a China tornou-se um dos principais investidores em Portugal, ao comprar participações em grandes empresas nas áreas da energia, seguros, saúde e banca. Ao mesmo tempo, centenas de particulares chineses compraram casa em Portugal através dos vistos 'gold'.

"Embora Portugal tenha relações privilegiadas com a China, Portugal está integrado na União Europeia [UE]" e deve integrar-se na estratégia do continente, "se a UE vier a ser os Estados Unidos europeus ou a república europeia, se tiver unidade, unidade económica, unidade social ou unidade política, unidade militar também, unidade na política externa".

"Se a Europa se afirmar como um grande poder tranquilo -- porque a Europa teve uma experiência de guerras e de custos das guerras que nenhuma outra potência no mundo tem -, se a Europa for isto (...), se ela fizer esta afirmação internacional geopolítica, a Europa está em condições de impor negociações nos grandes problemas", acrescentou.

Nesse caso, referiu, "o facto de a China ser um grande poder, uma grande potência, só pode beneficiar a Europa, beneficiar o mundo e beneficiar Portugal".

Caso contrário, "se a Europa não conseguir essa unidade e continuar a percorrer este caminho sem estratégia, sem mobilização e sem futuro (...), a China pode ser uma potência hegemónica complicada, dado que ela vai conseguir discutir a hegemonia, pelo menos no [oceano] Pacífico, com os Estados Unidos e nós sabemos que a discussão entre as grandes potências pode conduzir a situações complicadas nomeadamente situações de guerra", advertiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório