Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

É preciso proteger democracia do "terrorismo" e do "racismo"

O presidente do parlamento defendeu hoje que é preciso "melhorar a qualidade" da democracia e protegê-la "das ameaças e dos ataques" de "proporções inquietantes", como o terrorismo ou ideologias "fomentadoras do ódio, xenofobia e racismo".

É preciso proteger democracia do "terrorismo" e do "racismo"
Notícias ao Minuto

17:12 - 15/01/19 por Lusa

País Ferro Rodrigues

"Vivemos tempos de intimidação da democracia, quer através de ações terroristas, quer através do ressurgimento de ideologias, que julgávamos desacreditadas, fomentadoras de ódio, xenofobia e racismo", afirmou Ferro Rodrigues na abertura do ano judicial, hoje, no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa.

O presidente da Assembleia da República alertou ainda para os tempos em que "políticos populistas, em democracias recentes, mas também em democracias" que se consideravam "sólidas, não se coíbem de glorificar ideias iliberais e patriotismos unilateralistas".

A meses das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, Ferro admitiu existirem "insuficiências" no "sistema democrático" e afirmou ser preciso "continuar a trabalhar", "não só para melhorar a qualidade" da democracia, mas também "consolidar e proteger" o regime das "ameaças e dos ataques que nos dias de hoje assumem proporções inquietantes".

A democracia, sublinhou, é "um processo contínuo", nem há "democracia perfeitas nem democracias definitivas" e "muito menos democracias instantâneas, de modelo único, aplicável a todas as comunidades".

E fez ainda um alerta quanto à União Europeia, onde há Estados-membros que "colocam em causa a separação de poderes" e quanto aos demagogos que "tão bem cultivam" a "perceção das deficiências, reais e imaginárias, de cada sistema".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório