Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Desde domingo, pradarias marinhas, em Tróia, têm menos 67 quilos de lixo

Grupo de 39 voluntários recolheu 67 quilos de lixo nas pradarias marinhas em Tróia.

Notícias ao Minuto

16:17 - 27/11/18 por Melissa Lopes

País Ambiente

No âmbito da campanha ‘Mariscar sem Lixo’, decorreu no passado domingo uma ação de recolha de lixo nas pradarias marinhas que culminou com a recolha de 67 quilos de lixo, 13 dos quais vidros e plásticos.

Esta foi já a 40.ª ação da campanha levada a cabo pela Ocean Alive e contou com a participação de 39 voluntários.

No Facebook, a organização relata uma “manhã cinzenta de domingo” em que, a par da recolha do lixo, os voluntários puderam contemplar a natureza envolvente.

“Passavam os golfinhos enquanto descobríamos nas pradarias da ponta do Adoche, em Tróia, búzios, alforrecas, um polvo, peixes, anémonas, estrelas e cenouras-do-mar, esponjas, briozoários e hidrozoários, algas, ovos de choco, de lula, de raia e de lesmas-do-mar... “, descrevem.

Paralelamente, o grupo recolheu centenas de paus de cotonetes e dezenas de tampas de embalagens, pequenos e grandes plásticos. “Deixámos a praia com menos 67kg de lixo e encaminhámos para reciclar 13kg de vidros e plásticos”, enaltecem.

A campanha 'Mariscar sem Lixo', que se destina à limpeza do Sado, sublinhe-se, "responde ao problema global do plástico no oceano e visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório