Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo da Madeira diz que "não acredita" nas promessas da República

O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que deixou de acreditar em qualquer palavra do governo liderado por António Costa, depois de terem sido chumbadas as propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019.

Governo da Madeira diz que "não acredita" nas promessas da República
Notícias ao Minuto

13:48 - 27/11/18 por Lusa

País Miguel Albuquerque

"Eu não acredito em nada do que este governo diz relativamente ao hospital, porque eu confiava inicialmente naquilo que foi dito pelo senhor primeiro-ministro, na Madeira, que não corresponde aquilo que foi aprovado em Conselho e Ministros e, por conseguinte, não sei o que é que afinal o estado vai fazer", declarou Miguel Albuquerque, à margem de uma vista a uma escola.

o líder do executivo regional recordou que, na segunda-feira, as propostas apresentadas pelo PSD/Madeira de financiamento de 50% do novo hospital, da redução da taxa de juro de empréstimo à região, da presença de um ferry que ligue a região ao continente todo o ano e a revisão do subsídio de mobilidade foram chumbadas.

"É fácil fazer um juízo de valor, neste momento, relativamente aqueles que estão a favor da Madeira e dos madeirenses e daqueles que estão contra", disse, acrescentando: "podem dizer que vão construir o céu na terra que eu não acredito".

Miguel Albuquerque garantiu que o concurso público internacional para a construção do novo hospital irá ser lançado porque, alegou, a região não pode "estar à espera destas aldrabices nem destas jogadas a nível partidário".

Em 27 de setembro, o Conselho de Ministros anunciou que iria comparticipar o novo Hospital da Madeira até um montante de 132 milhões de euros, mas na resolução publicada em 10 de outubro em Diário da República aparece apenas o valor de 96 milhões de euros e distribuído por seis anos.

Segundo o documento, na proposta de Orçamento do Estado para 2019 será inscrita uma verba de 14.062.505,03 euros, sendo 21 milhões de euros em 2020 e superior a 15 milhões de euros nos quatro anos seguintes, até 2024, ressalvando que este montante acontece "após dedução do valor de avaliação global a devoluto dos hospitais Dr. Nélio Ferraz Mendonça e dos Marmeleiros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório