Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Albuquerque considera cuidados paliativos uma "forma de humanização"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou hoje que os cuidados paliativos são uma forma de humanização dos serviços de saúde, complementam a evolução técnica e conferem dignidade aos doentes.

Albuquerque considera cuidados paliativos uma "forma de humanização"
Notícias ao Minuto

15:34 - 05/11/18 por Lusa

País Governo da Madeira

Miguel Albuquerque, que presidiu hoje, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, à apresentação do Projeto "Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS)", integrado no Programa Humaniza da Fundação La Caixa, disse que, apesar da evolução científica e técnica, "o ciclo da vida não mudou e as pessoas devem ser tratadas com dignidade".

Está a decorrer o período de formação de equipas de apoio psicossocial, com a ida para o terreno prevista para o final do mês, estimando-se que, por ano, cerca de 250 doentes e 500 familiares serão beneficiados com este tipo de apoio.

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, através da Unidade de Cuidados Paliativos, foi uma das dez unidades do país selecionadas para a constituição de uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), no âmbito do Programa Humaniza da Fundação La Caixa, projeto que visa reforçar o apoio a pessoas com doenças avançadas.

Este programa teve início em Espanha em 2009 e tem alcançado resultados positivos no apoio aos doentes em cuidados paliativos e familiares.

A EAPS tem visa complementar a resposta oferecida às necessidades dos doentes e dos seus familiares no que concerne às exigências específicas de apoio psicossocial e espiritual, bem como de acompanhamento no luto e apoio às equipas de profissionais que cuidam de pessoas com doenças avançadas e as suas famílias.

Cada equipa é constituída por dois assistentes sociais, um psicólogo a tempo inteiro e outro a tempo parcial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório