Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Fogo na serra de Sintra entrou na fase de rescaldo. Há 21 feridos

O número de operacionais vai permanecer no terreno. Proteção Civil destaca que há um período crítico até às 15 horas devido à rotação do vento, que ainda gera preocupação.

Fogo na serra de Sintra entrou na fase de rescaldo. Há 21 feridos
Notícias ao Minuto

13:29 - 07/10/18 por Fábio Nunes

País Incêndios

O incêndio na serra de Sintra entrou na fase de rescaldo, anunciou André Fernandes, comandante distrital da Autoridade Nacional da Proteção Civil, durante o segundo briefing do dia. No entanto, o responsável explicou que o número de operacionais que estão no terreno vai permanecer elevado.

“Entramos numa fase complicada porque é preciso manter o número de operacionais para garantirmos operações de rescaldo com normalidade”, disse. Em causa está o vento. A Proteção Civil revelou que há um período de rescaldo crítico até às 15 horas devido à rotação do vento e que o mais importante nesta altura é evitar reativações. 

O fogo, que foi dado como dominado às 10h45, provocou 21 feridos, todos sem gravidade. Um deles é um civil que apresentou queimaduras mas que já teve alta do hospital. Há mais 10 bombeiros que foram transportados para o hospital. Outros 10 foram assistidos no local mas regressaram ao combate às chamas.

O parque de campismo de Cascais foi evacuado e 300 pessoas foram retiradas pelas autoridades. Mais 47 pessoas foram retiradas em quatro localidades. Mas nesta altura já há autorização para o regresso ao parque de campismo e as pessoas também já começam a voltar às suas casas.

Uma viatura ardeu, assim como alguns anexos de madeira. Mas nenhuma habitação foi atingida pelas chamas. A circulação nas estradas nacionais 247 e 9-1 está condicionada e a estrada que liga o Guincho à Malveira vai continuar cortada nos dois sentidos.

No total estão 727 operacionais no terreno, 217 veículos e oito meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório