Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

"A universidade foi sempre a minha praça forte, o meu refúgio"

Marcelo Rebelo de Sousa deu, esta quinta-feira, a sua última aula na Universidade de Lisboa ao fim de 52 anos de académico.

"A universidade foi sempre a minha praça forte, o meu refúgio"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu, esta quinta-feira, a sua última lição na Universidade de Lisboa como professor universitário.

Durante a aula, o chefe de Estado recordou os momentos mais marcantes na história da universidade portuguesa, assim como o seu percurso académico e agradeceu a todos os que fizeram parte desta “fascinante aventura” que durou 52 anos.

“Ao caminhar para o fim de uma verdadeira e fascinante aventura não podia deixa de agradecer a esta universidade a vida inesquecível que me proporcionou. Mais do que isso, não posso deixar de agradecer as dezenas de mestres que me desvendou, as centenas de colegas, docentes e não docentes que me revelou, as mais de duas dezenas de milhar de alunos que me encheram os melhores momentos dessa incessante caminhada”, reconheceu Marcelo adiantando que o estabelecimento de ensino onde foi estudante de Direito e, mais tarde, professor, foi sempre a sua casa abrigo.

“A universidade, a minha universidade, foi sempre a minha praça forte, a minha casa mater, o meu último refúgio. Tudo quanto eu fiz, ou faço em outros domínios, fi-lo a partir dela e por causa dela.

Sempre regressei à minha escola, umas vezes jubiloso, outras derrotado, porque era ela a verdadeira vocação da minha vida e a ela estarei grato para sempre”, agradeceu.

Já como presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa quis deixar uma mensagem de esperança.

“E como a palavra final cabe ao Presidente da República essa palavra é de esperança, no futuro desta universidade, de todas as universidades portuguesas, da educação e no futuro de Portugal”, finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório