Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Católicos vão poder confessar-se em várias línguas em igrejas algarvias

A igreja católica vai oferecer aos residentes e turistas que se desloquem em julho e agosto ao leste algarvio a possibilidade de se confessarem e praticarem esse sacramento em várias línguas, anunciou a Diocese do Algarve.

Católicos vão poder confessar-se em várias línguas em igrejas algarvias
Notícias ao Minuto

10:47 - 24/06/18 por Lusa

País Verão

A iniciativa inédita 'Aproveita as Férias e Reconcilia-te com Deus', é organizada pela vigaria de Tavira (conjunto de paróquias associadas geograficamente), decorrendo em seis igrejas da zona do Sotavento, nas quais os fiéis se podem confessar, sempre às 21h00.

"Há muita gente que vem de férias ao Algarve, cristãos e católicos praticantes, e aproveitam esse período de descanso para fazer uma aproximação a Deus. E começou a haver, e já nos outros anos se assistiu a isso, uma necessidade da celebração do sacramento da Reconciliação, até noutras línguas", disse à Lusa o padre Miguel Neto.

O pároco destacou a possibilidade de esse sacramento poder ser celebrado em espanhol, inglês ou francês, além de português, e garantiu que haverá sempre forma de os fiéis poderem ter acesso à confissão em qualquer uma dessas línguas.

"As paróquias da linha litoral do sotavento do Algarve, entre Tavira e Vila Real de Santo António, e os padres dessa zona detetaram esta necessidade e pensaram que deviam, na medida das suas possibilidades, assegurar essa possibilidade aos fiéis, tanto portugueses como turistas", disse.

A iniciativa decorre de 1 de julho a 31 de agosto, com "um horário ao longo de toda a semana, nas diferentes paróquias, no qual os fiéis que o desejarem possam recorrer ao sacramento da Reconciliação".

Assim, os cristãos residentes no Algarve ou de férias na região que o desejem fazer poderão deslocar-se à segunda-feira a Cabanas (Tavira), à terça-feira a Altura (Castro Marim), à quarta a Monte Gordo (Vila Real de Santo António), à quinta-feira a Vila Real de Santo António, à sexta-feira em Tavira (igreja de Santiago) e ao sábado em Cacela (Vila Real de Santo António), precisou.

Miguel Neto considerou que o período de férias pode ser "vivido de formas diferentes" e "muitas pessoas aproveitam para fazer balanço, repensar a vida, surgindo a necessidade de celebrar o sacramento da reconciliação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório