Meteorologia

  • 16 JULHO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Zero avalia pegada ambiental em campeonatos de desporto escolar

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis, no âmbito do desporto escolar, vão ser os primeiros a serem sujeitos a uma avaliação da pegada ambiental, anunciou hoje a associação Zero, em comunicado.

Zero avalia pegada ambiental em campeonatos de desporto escolar
Notícias ao Minuto

13:32 - 16/05/18 por Lusa

País Juvenis

Segundo a organização ambientalista, esta avaliação decorre de uma colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) e prevê, entre várias medidas, que nos campeonatos, a realizar em Viseu, de 17 a 20 de maio, sejam utilizados veículos elétricos e cantis em vez de garrafas de água.

A introdução de veículos elétricos e a distribuição de cantis pretendem defender a sustentabilidade, bem como a mobilidade e evitar a produção de centenas de quilos de plásticos com o consumo de água engarrafada.

A iniciativa visa transmitir "atitudes e comportamentos ambientalmente sustentáveis", que "possam vir a ser replicadas no dia-a-dia em iniciativas individuais ou coletivas, por parte de todos".

Em 2019, após a avaliação dos dados relativos de consumos e práticas existentes (alimentação, água, energia, transportes, resíduos), a organização pretende que mais medidas sejam implementadas.

Entre as medidas, inclui-se a produção biológica, diminuição do uso do plástico, não recurso ao descartável, uso de vidro retornável e a escolha do próximo local de realização dos campeonatos em função da disponibilidade de transportes coletivos.

A iniciativa envolve diretamente mais de três mil atletas no âmbito do desporto escolar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.