Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Aldeia vai "fechar" para os habitantes irem passear. Mas GNR fica de olho

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo e a povoação ficará deserta, mas guardada pelas autoridades policiais.

Aldeia vai "fechar" para os habitantes irem passear. Mas GNR fica de olho
Notícias ao Minuto

16:20 - 14/05/18 por Lusa

País Oliveira do Hospital

A aldeia, que conta com 58 residentes, foi escolhida no final de 2017 como 'Aldeia dos Sonhos' - projeto da fundação INATEL que pretende realizar os desejos de localidades com menos de 100 pessoas -, os quais, no caso da pequena aldeia de Oliveira do Hospital localizada entre a sede de concelho e a serra da Estrela, na fronteira entre os distritos de Coimbra e da Guarda, expressaram a vontade de conhecer as cidades do Porto e Viana do Castelo.

De acordo com informação avançada à agência Lusa pela fundação INATEL, o programa do fim de semana inclui, no Porto, visitas à Torre dos Clérigos, Parque Temático dos Descobrimentos e Casa da Música, um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e uma visita às caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos, entre outras atividades.

Em Viana do Castelo, o "sonho" dos habitantes de Rio de Mel passa por uma subida de funicular ao monte de Santa Luzia, com visita ao santuário ali localizado.

"Alguns residentes nunca saíram da aldeia e muitos já não saem há vários anos", disse fonte da fundação INATEL, afiançando que a segurança da povoação - que ficará deserta durante o fim de semana - está "assegurada" pelas autoridades policiais, nomeadamente pela GNR.

"Temos esse cuidado, até porque algumas pessoas ficam com o 'coração nas mãos' ao sair de casa", enfatizou.

Rio de Mel, que está inserida na Rede das Aldeias de Montanha e foi uma das várias localidades de Oliveira do Hospital atingida pelos incêndios de outubro de 2017, é construída em socalcos e atravessada por um "percurso de ciclovia de caráter interpretativo".

Segundo o comunicado, é conhecida pelo fabrico de aguardente, produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio, moinhos de água de roda horizontal.

A candidatura de Rio de Mel ao projeto 'Aldeias dos Sonhos' foi promovida pela autarquia de Oliveira do Hospital, que argumentou, entre outros aspetos, que "as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade".

O projeto 'Aldeia dos Sonhos' é promovido desde 2014 pela fundação INATEL e destina-se a todas as aldeias portuguesas com 100 ou menos habitantes permanentes "permitindo a concretização de sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das comunidades mais isoladas do país".

Segundo a entidade promotora, já foram realizados sonhos como "ver o mar pela primeira vez, conhecer cidades como Braga, Porto e Lisboa, assistir a espetáculos teatrais e musicais, provar gastronomia típica de diferentes regiões do país e visitar monumentos nacionais que só conheciam pela televisão".

Nas duas últimas edições, os premiados foram as aldeias de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, e Rio de Onor, no distrito de Bragança.

"O projeto tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural - material e imaterial - das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas", assinada a Fundação INATEL.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório