Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Associação de doentes com fibromialgia aponta criticas a Rita Ribeiro

Atriz falou esta semana num programa de televisão sobre a doença, que lhe foi diagnosticada há dois anos.

Associação de doentes com fibromialgia aponta criticas a Rita Ribeiro
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/02/18 por Pedro Filipe Pina

País Comunicado

Na última semana, a atriz Rita Ribeiro marcou presença no programa da TVI 'Você na TV', onde falou sobre fibromialgia, doença que lhe foi diagnosticada há dois anos.

Ao longo da sua participação no programa, a atriz recordou que “sentia muitas dores no corpo” mas disse também que queria dar esperança às pessoas, defendendo que a doença “não é incapacitante desde que uma pessoa se trate e se cuide”.

Esta posição levou a Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia (APDF) a reagir, por forma a esclarecer que casos individuais não constituem regra, no que a doenças diz respeito.

O Jornal de Notícias dá conta de um comunicado da associação onde é feita referência à atriz como "uma pessoa pública que revela ser um ser humano com demasiada leveza de sentimentos, quase a atingir a leviandade".

Na página no Facebook mantida pela a APDF esta posição é reforçada com comentários adicionais, argumentando que as figuras públicas são livres de darem qualquer entrevista, mas quando o assunto é saúde, o cuidado deve ser maior.

"Quando é focada uma patologia que envolve mais de 500.000 doentes, podendo ser subtraídos a este número todos aqueles, que, por deficiente esclarecimento clínico, se encontram mal diagnosticados, sofrendo sim, de diversas outras patologias que não a fibromialgia, não deveria nunca ser convidada uma doente para falar APENAS de si própria, não havendo alguém que, paralelamente e respeitosamente, esclarecesse todos os espectadores que estivessem a ouvir o programa, que 'aquele' era um caso extra - anormal do comum dos restantes doentes fibromiálgicos do país", pode ler-se.

A associação reserva ainda uma palavra de elogio à apresentadora Cristina Ferreira que "por diversas vezes falou na dor, na muita dor de que são vítimas estes doentes". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório