Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Metro do Porto transportou mais de 635 milhões de pessoas em 15 anos

Mais de 635 milhões de pessoas utilizaram o Metro do Porto ao longo dos seus 15 anos de existência, que hoje se comemoram com várias iniciativas musicais em diferentes estações.

Metro do Porto transportou mais de 635 milhões de pessoas em 15 anos
Notícias ao Minuto

09:51 - 07/12/17 por Lusa

País Notícias

Em 15 anos de operação, "o contributo para a sustentabilidade económica, social e ambiental é uma das grandes marcas do Metro", assinala hoje a empresa de transporte público da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Oficialmente inaugurado a 07 de dezembro de 2002, o Metro do Porto abriu portas aos passageiros no dia 01 de janeiro do ano seguinte, com o início da operação da linha azul, entre a Trindade (Porto) e a Senhora da Hora (Matosinhos).

Fundado pelo ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes, o projeto esteve durante muitos anos sem sair do papel, tendo apenas começado a entrar nos carris a partir de 2000, depois de uma mudança no modelo de gestão da empresa, que passou pela criação de uma comissão executiva.

A empresa refere que, "de ano para ano, mais e mais pessoas escolheram o Metro para as suas deslocações diárias e, este ano foi ultrapassada, pela primeira vez, a barreira dos 60 milhões de clientes".

"Os estudos realizados estimam que a operação do Metro permita reduzir as emissões anuais de CO2 em 62 mil toneladas, pela diminuição do tráfego automóvel em 13 mil veículos. Espera-se que até 2030 os benefícios sociais e ambientais gerados pelo Metro atinjam os três mil milhões de euros, um valor substancialmente superior ao investimento realizado na construção de toda a infraestrutura", destaca a empresa detida em 60% pelo Estado e em 40% pela AMP.

As comemorações dos 15 anos começaram bem cedo na estação da Trindade, com a emissão de um programa de rádio. Mas até às 18:00 é naquela estação que haverá animação musical sobre vinis, com 'Juke Box' que pode ser ativada pelos clientes e animadores, emitindo música em colunas colocadas nos cais.

Também haverá música em todos os veículos a circular em todas as linhas, com a banda My Cousin a começar a sua atuação na Póvoa do Varzim e na Linha Vermelha, prosseguindo ao longo do dia nas linhas Azul, Verde, Amarela, Violeta e Laranja.

A partir das 17:00, a estação da Trindade acolhe a atuação dos DJs Pedro Tabuada e Rich Mendez.

A festa promete prolongar-se até às 05:30 de sexta-feira, com música ao vivo na estação de São Bento, que se transformará num palco a partir das 23:30.

Atualmente o Metro conta com seis linhas e 82 estações, numa extensão total de 67 quilómetros.

Está já prevista a extensão da rede, com uma ligação entre São Bento e a Casa da Música (Linha Rosa) e com o prolongamento da Linha Amarela, entre o Hospital de S. João e Vila D'Este, investimento de cerca de 4,7 milhões de euros.

A Metro do Porto prevê que as obras arranquem nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022, e estima que, no seu conjunto, as novas linhas sirvam, diariamente, mais de 33.000 pessoas, cobrindo "importantes polos de procura".

Segundo a Metro do Porto, "cada cliente, pelo simples facto de o ser, tem um ganho anual de 199 horas e de 1.260 euros".

De acordo com o Livro Branco do Metro do Porto, que faz a avaliação dos impactos globais do sistema, "para os cidadãos da AMP que não são clientes regulares as vantagens estão contabilizadas em 340 euros/ano por pessoa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório