Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Melhoria dos transportes e do mercado da habitação movem mandatária do PS

A mandatária da candidatura do PS ao município de Lisboa, a fadista Mariza, disse hoje que se associou ao partido por defender apostas na melhoria dos transportes públicos e no mercado da habitação.

Melhoria dos transportes e do mercado da habitação movem mandatária do PS
Notícias ao Minuto

13:50 - 31/07/17 por Lusa

Política Lisboa

Falando à agência Lusa no Palácio de Justiça, no final da entrega das listas socialistas à vereação da Câmara, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia (num total de mais de 840 candidatos), Mariza afirmou que se identifica com a ideologia de "fazer com que a cidade de Lisboa tenha cada vez menos carros e haja mais possibilidade para as pessoas que entram todos os dias em Lisboa e que vivem em Lisboa de poderem ter mais transportes públicos".

"Este é um ponto da candidatura que eu acho fundamental porque Lisboa está cada vez mais cheia. Nós queremos andar e está cada vez mais entupida", notou.

Por isso, a cantora defendeu a aposta numa "cidade mais bonita, onde entrem menos carros, mas onde os transportes públicos funcionem mais e melhor".

"Outro dos pontos da candidatura que para mim ainda é mais importante é a história do arrendamento e do que se está a passar em Lisboa", assinalou, exemplificando que os seus pais, que vivem há 40 anos no bairro da Mouraria, "podem estar sujeitos" a despejos por parte do senhorio para a colocação de imóveis no mercado do arrendamento turístico.

"Como digo os meus pais, digo pessoas que nasceram nos bairros e que se veem obrigadas a sair - conheço vários casos, [nomeadamente] em Campo de Ourique. E isso foi uma coisa que me moveu", referiu.

Para Mariza, "este tipo de coisas não podem acontecer" na capital portuguesa.

"Acho que Lisboa tem de continuar com as suas raízes típicas, se não perde a sua personalidade, e não podemos deixar que isso aconteça", sustentou.

Numa candidatura denominada "Lisboa precisa de todos", o PS conta com o apoio do partido Livre e com os movimentos independentes Cidadãos por Lisboa e Lisboa é Muita Gente, estes últimos, na sequência de acordos firmados em 2009.

O cabeça de lista à autarquia é o socialista Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa desde 06 de abril de 2015, data em que substituiu nestas funções o atual primeiro-ministro e líder socialista, António Costa.

Os fadistas Carlos do Carmo e Mariza são, respetivamente, presidente da comissão de honra da candidatura e mandatária.

Frisando não ser uma "pessoa ligada à política", Mariza justificou a sua participação com a "postura deste candidato".

"Tem já feito alguma obra, que a gente tem visto, e, do meu ponto de vista, é o melhor candidato nesta altura para a minha cidade", considerou.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 01 de outubro, concorrem também Assunção Cristas (líder do CDS-PP), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!) e Carlos Teixeira (independente apoiado pelo PDR e JPP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório