Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"País viveu estado de emergência. Enfermeiros ainda não saíram de lá"

No rescaldo da semana que foi dedicada aos enfermeiros no nosso país, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros lembra ao Notícias Ao Minuto as difíceis condições em que trabalham estes profissionais e o que é necessário fazer para não 'obrigar' mais enfermeiros a sair do país.

"País viveu estado de emergência. Enfermeiros ainda não saíram de lá"
Notícias ao Minuto

09:25 - 15/05/16 por Andrea Pinto

País Ana Rita Cavaco

Assumiu, em janeiro, a liderança da Ordem dos Enfermeiros. Desde então toda a sua conduta foi muito falada, quer por se ter candidatado sem o número mínimo de anos necessários para o efeito – 15 anos – quer por declarações polémicas sobre a eutanásia. Negando-se a falar sobre isso, Ana Rita Cavaco não hesita porém em denunciar as condições com que os enfermeiros têm que lidar diariamente. É por eles que se diz disposta a lutar, para lhes garantir as condições para que possam escolher se querem ficar no país ou emigrar. Confira a entrevista da bastonária ao Notícias ao Minuto.

Enfermeiros não podem servir de "arremesso político"

Candidatou-se em dezembro à Ordem dos Enfermeiros. Com que objetivos e ambições?

Exatamente os mesmos que são hoje. Há um esforço muito grande que temos de fazer a bem da profissão. Não nos podemos esquecer de onde viemos, nem nos desviar um milímetro daquilo que dissemos em campanha.

Algumas das medidas defendidas era contratar mais enfermeiros e reduzir as 40 horas de trabalho semanal. Em que ponto estão essas reivindicações?

Sabemos que o país, do ponto de vista financeiro, está numa situação complicada, e defendemos desde o início que a saúde não pode, sistematicamente, servir de arma de arremesso político. Não pode ser desculpa do governo A ou B, tem que ser um compromisso entre todos. Aquilo que nós ouvimos e ficámos muito contentes, mas evidentemente agora queremos ver se é verdade, é que os enfermeiros iriam passar às 35 horas e iria haver mais contratações pelo menos ate à entrada do regime das 35 horas que está previsto para julho. É um compromisso assumido pelo governo para toda a Função Pública. Tem havido uma abertura muito grande por parte do ministério para podermos dialogar e resolver problemas. Mas depois há uma altura em que as coisas têm de passar da intenção. E nos acreditamos que passarão, mas temos que ver.

Enfermeiros insatisfeitos e de 'costas voltadas' para o país

A classe dos enfermeiros é das mais insatisfeitas a nível profissional. Quais são os problemas que mais os indignam?

Sobretudo o problema de não haver o número mínimo suficiente de enfermeiros nos serviços, o que os coloca numa situação de exaustão. Mas não é só isso. Nós fomos uma das profissões mais castigadas durante os últimos anos em tudo: na reformulação, numa série de questões que para nós Ordem são essenciais do ponto de vista da qualidade dos cuidados. Se não há enfermeiros para fazer o básico depois também não os há para dar integração aos outros que vêm novos para os serviços. Toda a gente sabe que enfermeiros em exaustão, são enfermeiros que vão cometer mais erros. Têm uma margem e um risco de erro muito grande. E todas estas questões preocupam muito a Ordem porque são questões que estão a interferir com a segurança das pessoas, das nossas famílias, dos nossos amigos. Os enfermeiros são pessoas também e nós entendemos que temos sido verdadeiros heróis nas condições em que estamos a trabalhar há vários anos. Não é uma decisão continuar assim porque atingimos um ponto em que o país esteve num estado de emergência nacional mas os enfermeiros ainda não saíram de lá.

E não se trata de uma questão de não haver profissionais...

Não, claro que não. Eles todos os anos formam-se, saem milhares para o estrangeiro, não só por não estarem a ser contratados, mas porque os enfermeiros portugueses estão a ser queridos e reconhecidos no mundo inteiro. Os outros países procuram sobretudo e maioritariamente enfermeiros portugueses. Têm uma qualidade de formação muito boa e têm competência. Conseguem na prática exercer competências que enfermeiros de outras países não têm. Eles sentem-se muito valorizados. 

Porque é que isso não acontece em Portugal?

A enfermagem tem sido a profissão que mais evoluiu nos últimos 20 anos em termos técnicos, científicos e académicos. O que nós evoluímos não foi acompanhado em termos de sociedade e mentalidade. E como tal, olha-se para os enfermeiros como uma classe muito especial, um profissional e pessoa muito especial mas ainda não se interiorizou as competências que temos também na área da gestão.

E o que é que a ordem pensa fazer para inverter essa situação e, quiçá, convencer os enfermeiros emigrados a regressar?

Não é uma questão de os convencer. É uma questão de eles poderem ter uma hipótese de escolha. Para já precisamos deles porque há um défice de contratação muito grande, mas independentemente disso nós não queremos que a emigração seja uma coisa forçada. Eles têm o direito de optar. Se eles são precisos aqui, eles é que devem escolher se querem emigrar ou concorrer aqui. Serem forçados a isso é que não é uma opção.

Eutanásia, uma polémica sobre a qual não há nada a dizer

Protagonizou, recentemente, declarações polémicas sobre a Eutanásia dando a entender que havia casos destes, ainda que camuflados, nos hospitais portugueses…

Não vou falar mais sobre isso. Já disse tudo o que tinha a dizer sobre esse assunto. Prestei todos os esclarecimentos e não dei a entender nada. Isso está gravado, já foi debatido.

Mas não quer esclarecer a sua posição sobre o assunto?

Ela está tomada. A posição da Ordem dos Enfermeiros é que se deve fazer uma ampla discussão sobre o assunto . Foi pedido internamente aos nossos órgãos que se iniciassem os procedimentos e os ciclos de debate para que todos os enfermeiros possam dar a sua opinião. Porque a Ordem representa todos. Se o país tomar uma decisão relativamente a isso ou o parlamento ou por referendo, a Ordem tem que garantir é que todos são representados. E só consegue fazê-lo com seriedade se efetivamente ouvir toda a gente.

Não contem com os enfermeiros para "fazer política com o sofrimento das pessoas"

Esteve na passada semana na rua, junto dos enfermeiros de todo o país, numa iniciativa para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro. Como correu?

Muito gratificante. Era uma coisa que todos fazíamos quando trabalhávamos na prática e agora que estamos aqui a tempo inteiro dá para perceber o que já mudou e o que é ainda preciso mudar.

Foi, então, também um trabalho de avaliação que estiveram a fazer?

Se pensarmos numa Ordem cujo objetivo principal é regular o exercício do ponto de vista da segurança das pessoas, como é que se pode fazer isso sem conhecer o o terreno? É impossível. Este é o passo mais importante para nós quando vamos definir competências em novas áreas. Para tudo isso nós precisamos saber o que é que se está a passar nos serviços. Se não soubermos não podemos fazer nada disto.

E que rescaldo é que faz?

Uma coisa é comum em todo o lado: aquele que é hoje o número de enfermeiros no sistema de saúde todo -público e privado – não chega e não há como como contornar esta questão. Podemos ter todos muito boa vontade mas temos decisões a tomar. Desde o início que temos vindo a dizer que não contem com a Ordem dos Enfermeiros para fingir que se brinca com os cuidados de saúde ou para fazer política com o sofrimento das pessoas. Nós temos que dizer claramente e de uma vez por todas que cuidados podemos dar ao país. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório