Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Falha no simulador leva contribuintes a receber menos do que previsto

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos espera que seja dada uma segunda oportunidade aos contribuintes lesados.

Falha no simulador leva contribuintes a receber menos do que previsto
Notícias ao Minuto

14:30 - 05/05/16 por Goreti Pera

Economia IRS

Uma falha no simulador de entrega das declarações de IRS fez com que os contribuintes fossem “induzidos em erro” e viessem a receber de reembolso menos dinheiro do que o previsto.

Ao Notícias ao Minuto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos explicou que o erro se refletiu sobre os contribuintes que preencheram as suas declarações na primeira semana de abril e que foi corrigido de seguida.

A discrepância entre os valores constantes no simulador e os valores a receber foi percecionada nos últimos dias, em que tem sido processado o pagamento dos primeiros contribuintes a entregar as declarações de IRS.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos deu conta da falha ao Ministério das Finanças e está agora a aguardar uma resposta oficial, que deve chegar brevemente.

O que foi sugerido – e que se espera que se venha a concretizar – é que seja dada aos contribuintes lesados uma segunda oportunidade para preencherem as suas declarações.

O erro incidiu, segundo explicou Paulo Ralha, sobre a possibilidade de escolher entre declarações conjuntas ou em separado: “O sistema, por defeito, assumia a entrega em separado. Mas o simulador da liquidação ia buscar as deduções à coleta do casal”, concretizou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório