Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Violação russa de tratado sobre mísseis "é insustentável"

O secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, considerou hoje "insustentável" o desenvolvimento pela Rússia de mísseis que violam o tratado nuclear de 1987 e afirmou que, se isso não mudar, os Estados Unidos terão de igualar essa capacidade.

Violação russa de tratado sobre mísseis "é insustentável"
Notícias ao Minuto

15:46 - 04/10/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Na quarta-feira, a NATO acusou a Rússia de desenvolver mísseis compatíveis com ogivas nucleares, o que viola o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF, Intermediate Nuclear Forces) de 1987.

Mattis, que falava à imprensa à saída de uma reunião de ministros da Defesa da NATO, em Bruxelas, disse que os Estados Unidos estão a avaliar as suas opções diplomáticas e militares.

"A Rússia tem de regressar ao cumprimento do Tratado INF ou os Estados Unidos vão igualar a sua capacidade para proteger os interesses dos EUA e da NATO", disse.

"Que não haja dúvidas: a situação atual, com a Rússia em flagrante violação deste tratado, é insustentável", acrescentou.

Os Estados Unidos afirmam desde há dois anos que o sistema de mísseis russo 9M729 viola o Tratado INF, assinado por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev, que proíbe todos os mísseis de alcance intermédio (500 a 5.000 quilómetros).

Moscovo nega que o sistema viole o pacto.

Jim Mattis disse ainda que esta questão vai ser prioritária nas conversações sobre desarmamento previstas para a próxima semana nas Nações Unidas, em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório