Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Rebeldes começam a abandonar região a norte de Damasco

Rebeldes começaram hoje a abandonar localidades situadas a nordeste de Damasco, no âmbito de um acordo realizado entre o regime e os insurgentes, anunciaram media estatais sírios.

Síria: Rebeldes começam a abandonar região a norte de Damasco
Notícias ao Minuto

12:44 - 21/04/18 por Lusa

Mundo Rebeldes

"Os autocarros transportando os terroristas e as suas famílias começaram a sair de Rouhaiba em direção ao norte da Síria, em aplicação do acordo que prevê a evacuação de Rouhaiba, Nassiriya e Jairoud, na região de Qalamoun oriental", indicou a agência oficial Sana, que designa os rebeldes por "terroristas".

A televisão do Estado também mostrou imagens de autocarros a abandonarem uma localidade apresentada como Rouhaiba, indicando que o acordo envolve 3.200 rebeldes e as suas famílias.

Rouhaiba situa-se a cerca de 60 quilómetros a nordeste de Damasco e as outras duas localidades encontram-se a alguns quilómetros mais a norte.

O acordo prevê que os combatentes locais entreguem as armas e munições antes de serem transferidos de autocarro para zonas rebeldes no norte do país, como Jarablus (província de Alepo) e na província vizinha de Idleb, segundo a agência Sana.

Os acordos de saída, patrocinados pela Rússia, têm-se multiplicado na região de Damasco, quando o regime continua a tentar expulsar os rebeldes próximos da capital síria.

O regime de Bashar al-Assad anunciou a 14 de abril ter reconquistado integralmente a região de Ghouta oriental, nos arredores de Damasco, no final de uma ofensiva de perto de dois meses que matou 1.700 civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório