Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Weber votou contra habeas corpus. Cenário complica-se para Lula

Voto da juíza Rosa Weber estava no centro das atenções dos analistas. Votação dos 11 juízes do Supremo Tribunal Federal prossegue e cenário está 4-1 contra o pedido de habeas corpus.

Weber votou contra habeas corpus. Cenário complica-se para Lula
Notícias ao Minuto

23:35 - 04/04/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Brasil

Rosa Weber, um dos membros do coletivo de 11 juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) que está a decidir esta quarta-feira o pedido de habeas corpus de Brasil Lula da Silva, votou contra o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente.

Até às 23h40, votaram cinco juízes, sendo que quatro votos (Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso e agora Rosa Weber) são contra o pedido de habeas corpus e um (Gilmar Mendes) a favor. A decisão depende de pelo menos seis dos 11, pelo que o cenário está cada vez mais complicado para o ex-presidente brasileiro. 

O habeas corpus apresentado pela defesa pretende que Lula da Silva possa aguardar todos os recursos que lhe restam em liberdade. Caso este seja rejeitado, o ex-presidente pode ser preso a qualquer momento e ficam praticamente hipotecadas as possibilidades de concorrer às presidenciais pelo seu Partido dos Trabalhadores. 

Com uma votação que se espera equilibrada, a atenção dos analistas estava centrada na figura de Rosa Weber, cujo voto era bastante imprevisível. A juíza tem votado sempre contra o habeas corpus apesar de já se mostrado favorável ao mesmo. Ou seja, o futuro de Lula da Silva poderá estar nas mãos de Rosa Weber.

A votação começou às 18h (em Lisboa) e deverá prolongar-se durante várias horas.

Lula da Silva, recorde-se, foi condenado, em segunda instância, a 12 anos e um mês de prisão. Caso os 11 juízes do STF rejeitem o habeas corpus apresentado pela defesa, Lula da Silva poderá ser preso a qualquer momento, basta para isso que o juiz Sérgio Moro ordene a prisão do ex-presidente que ambiciona concorrer às eleições presidenciais deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório