Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Após nenhuma acusação, polícia envolvido em morte de Sterling é demitido

Alton Sterling, de 37 anos e pai de cinco filhos, morreu em Baton Rouge, no estado de Luisiana, em julho de 2016, dando início a um ano com intensos protestos contra a violência policial.

Notícias ao Minuto

18:21 - 31/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Baton Rouge

Um dos agentes da polícia que estiveram envolvidos, a 5 de julho de 2016, na morte de Alton Sterling foi demitido, de acordo com a BBC, mais de um ano depois do crime. Esta notícia surge alguns dias depois de se saber que nenhum dos dois será acusado de nenhum crime pela morte de Sterling, decisão tomada na passada terça-feira, 27 de março, pela procuradoria-geral do estado de Louisiana.

Blane Salamoni, o polícia que disparou, foi, assim, demitido e Howie Lake III, que o acompanhava, foi suspenso por três dias, sendo que ambos estiveram de licença com vencimento enquanto decorria a investigação, desde há 20 meses.

Recorde-se que Sterling foi baleado mais do que uma vez quando já estava no chão e com os movimentos restringidos, num momento que foi filmado em vídeo e se tornou motivo de protestos à escala nacional.

Alton Sterling, de 37 anos e pai de cinco filhos, foi abordado pelos agentes da autoridade depois de ter sido feito uma queixa por um residente, que dizia ter sido ameaçado por “um homem negro a vender CD’s”.

O afro-americano, de camisola vermelha (como pode ver nas fotografias acima, entretanto divulgadas pela polícia), é agarrado pelos agentes com violência e atirado ao chão. Um dos agentes aponta-lhe, depois, uma arma à cabeça e, gritando que viu uma arma, dispara várias vezes.

É possível ver o decorrer dos acontecimentos no vídeo abaixo, alertando desde já para a violência das imagens.

Este mês, sublinhe-se, surgiu mais um caso polémico de possível abuso de poder por parte da polícia. Stephon Clark, de 22 anos, foi morto por dois agentes da polícia norte-americana no dia 18 de março, em Sacramento, na Califórnia. Foi baleado sete vezes no quintal de casa da avó.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório