Autópsia: Stephon Clark foi baleado sete vezes, levou minutos a morrer

Stephon Clark, de 22 anos, foi morto por dois agentes da polícia norte-americana no dia 18 de março, em Sacramento, na Califórnia.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Anabela de Sousa Dantas
31/03/2018 00:01 ‧ 31/03/2018 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Estados Unidos

Os resultados de uma autópsia independente a Stephon Clark foram anunciados à imprensa, por um especialista, e revelaram que o jovem afro-americano foi baleado um total de oito vezes, desmentindo assim os relatos de 20 tiros que foram sendo noticiados.

Porém, Stephon foi atingido sete vezes e não teve morte imediata, conforme foi anunciado. Terá levado entre três a dez minutos a morrer, de acordo com o patologista Bennet Omalu (na imagem), citado pela BBC.

Stephon Clark, pai de dois filhos, tornou-se em mais um nome na lista de casos paradigmáticos da violência policial norte-americana sobre cidadãos de raça negra, espoletando mais uma série de protestos no âmbito no movimento ‘Black Lives Matter’, que chegaram inclusive a impedir um jogo da NBA em Sacramento.

No passado dia 18 de março, recorde-se, as autoridades foram alertadas para um possível furto de veículo num bairro daquela cidade californiana. Durante uma perseguição, Stephon saltou para dentro de um quintal, que se veio a saber ser da sua avó.

Ao ser-lhe pedido para mostrar as mãos, Stephon estava com um telemóvel e é possível ouvir, nos vídeos gravados pelas autoridades, o agente dizer: “Arma, arma, arma!”. Nesta altura, foi crivado de disparos. Pode ver as imagens abaixo:

Stephon foi algemado depois, quando já estava no chão, a morrer. Não foi encontrada qualquer arma, apenas um telemóvel.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas