Os resultados de uma autópsia independente a Stephon Clark foram anunciados à imprensa, por um especialista, e revelaram que o jovem afro-americano foi baleado um total de oito vezes, desmentindo assim os relatos de 20 tiros que foram sendo noticiados.
Porém, Stephon foi atingido sete vezes e não teve morte imediata, conforme foi anunciado. Terá levado entre três a dez minutos a morrer, de acordo com o patologista Bennet Omalu (na imagem), citado pela BBC.
Stephon Clark, pai de dois filhos, tornou-se em mais um nome na lista de casos paradigmáticos da violência policial norte-americana sobre cidadãos de raça negra, espoletando mais uma série de protestos no âmbito no movimento ‘Black Lives Matter’, que chegaram inclusive a impedir um jogo da NBA em Sacramento.
No passado dia 18 de março, recorde-se, as autoridades foram alertadas para um possível furto de veículo num bairro daquela cidade californiana. Durante uma perseguição, Stephon saltou para dentro de um quintal, que se veio a saber ser da sua avó.
Ao ser-lhe pedido para mostrar as mãos, Stephon estava com um telemóvel e é possível ouvir, nos vídeos gravados pelas autoridades, o agente dizer: “Arma, arma, arma!”. Nesta altura, foi crivado de disparos. Pode ver as imagens abaixo:
Stephon foi algemado depois, quando já estava no chão, a morrer. Não foi encontrada qualquer arma, apenas um telemóvel.