Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Protesto em pavilhão da NBA contra morte de homem abatido pela polícia

Um protesto organizado pelo movimento Black Lives Matter impediu a entrada de adeptos no pavilhão dos Sacramento Kings. Surgiu quatro dias depois de a polícia ter morto Stephon Clark, que não estava armado, com 20 tiros.

Protesto em pavilhão da NBA contra morte de homem abatido pela polícia
Notícias ao Minuto

23:41 - 23/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Depois de mais uma morte de um jovem negro nos Estados Unidos, o movimento Black Lives Matter organizou um protesto na cidade de Sacramento, onde Stephon Clark, de 22 anos, foi morto no dia 18 de março.

Os protestos registaram-se na Câmara Municipal de Sacramento. Depois os manifestantes dirigiram-se à autoestrada interestadual 5 e finalmente foram para o Golden 1 Center, o pavilhão dos Sacramento Kings, equipa da NBA, e impediram a entrada dos adeptos para assistirem ao jogo dos Kings contra os Atlanta Hawks.

Esse acabou por ser um dos momentos mais visíveis do protesto. Os protestantes gritavam para as pessoas que queriam assistir ao jogo “Juntem-se a nós ou vão para casa!”. 

A post shared by DopeEraMagazine (@dopeeramagazine) on Mar 22, 2018 at 6:59pm PDT

A NBA e os Sacramento Kings tomaram depois a decisão de fechar as portas do pavilhão, como afirmou o sargento Vance Chandler da polícia de Sacramento à CNN.

O jogo, que começou atrasado, decorreu num pavilhão praticamente vazio. Os Kings informaram que vão reembolsar os adeptos que não puderam assistir ao jogo.

Os protestos acabaram por dispersar depois. A polícia não fez detenções.

No final do jogo, o dono dos Sacramento Kings, Vivek Ranadivé, dirigiu-se aos poucos adeptos no pavilhão. “No domingo houve uma horrível, horrível tragédia na nossa comunidade. Nos Kings reconhecemos a capacidade das pessoas protestarem pacificamente e nós respeitamos isso”, começou por referir.

“Reconhecemos que não pode ficar tudo na mesma, e nós vamos trabalhar bastante para juntar todos e tornar o mundo um lugar melhor, a começar pela nossa comunidade, e para evitar que isto tipo de tragédia volte acontecer”, afirmou Ranadivé.

As circunstâncias da morte de Stephon Clark lembram as de outros casos semelhantes. A polícia recebeu uma chamada no passado domingo à noite de que alguém estava a tentar roubar carros num bairro de Sacramento.

Iniciou-se uma perseguição ao suspeito, que saltou por cima de uma vedação para um quintal. Soube-se depois que este era o quintal da avó de Stephon. A polícia pediu-lhe para mostrar as mãos. Stephon fê-lo. Os agentes disseram 'Para! Para!' e começaram a disparar. Ouvem-se 20 tiros. Já depois de Stephon estar no chão a esvair-se em sangue, os agentes decidem algemá-lo. Acabou por morrer.

Os agentes acreditavam que Stephon podia ter uma arma, mas o único objeto que encontraram junto ao corpo foi um telemóvel.

A avó de Stephon estava em casa e ouviu os disparos.

As imagens do momento em que os agentes disparam foram captadas pelas câmaras que os agentes têm nas fardas e foram divulgadas, o que aumentou a indignação da população local.

Os dois agentes foram suspensos provisoriamente e neste momento decorre uma investigação. Não está comprovado que Stephon fosse a pessoa que estava a tentar assaltar os carros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório