Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Começou retirada de combatentes e famílias de Ghouta

O primeiro grupo de combatentes rebeldes e famílias saiu hoje do enclave em Ghouta Oriental, às portas da capital síria, cujo controlo as forças do regime de Damasco recuperaram quase totalmente em cinco semanas.

Começou retirada de combatentes e famílias de Ghouta
Notícias ao Minuto

00:02 - 25/03/18 por Lusa

Mundo Conflito

"Dezassete autocarros transportando 981 pessoas saiu da cidade de Arbine em direção à província de Idleb", anunciou hoje a agência oficial síria, Sana, acrescentando que em cada veículo seguia um soldado russo com um passa-montanhas a ocultar-lhe o rosto.

O Crescente Vermelho da Síria distribuiu comida aos deslocados, que aceitaram retirar-se daquela posição, de onde saíram 107 mil civis.

Mais de 1.600 pessoas morreram durante a violenta campanha militar do regime, lançada a 18 de fevereiro, em que morreram 485 soldados do exército sírio e 310 combatentes rebeldes.

A retirada de combatentes rebeldes e familiares, que deverão continuar no domingo, envolvem 7.000 pessoas no total e acontecem no quadro de um acordo entre o grupo islamita Faylaq al-Rahman e a Rússia, aliada do regime de Bashar al-Assad.

No acordo está prevista a libertação de reféns dos rebeldes e o abandono de parte do seu equipamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório