Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Papa vai a cadeia romana Regina Coeli cumprir o rito do lava-pés

O papa Francisco voltou hoje a eleger uma cadeia para celebrar o rito de lava-pés, na missa de Quinta-Feira Santa, mantendo uma tradição iniciada com o seu pontificado, anunciou hoje o Vaticano em comunicado.

Papa vai a cadeia romana Regina Coeli cumprir o rito do lava-pés
Notícias ao Minuto

20:14 - 20/03/18 por Lusa

Mundo Igreja Católica

A missa vespertina decorrerá a 29 de março na prisão Reginal Coeli de Roma

A visita do papa prevê um encontro com reclusos doentes, na enfermaria, a missa com o rito do lava-pés a 12 detidos e um encontro com alguns presos.

Desde a sua eleição, Francisco decidiu continuar a tradição que manteve quando era arcebispo de Buenos Aires e, no primeiro ano de seu pontificado, lavou os pés de doze menores presos numa prisão romana.

Em 2017, visitou a prisão de Paliano, na província de Frosinone, perto de Roma.

Nestes cinco anos de pontificado, lavou os pés de doze pessoas com deficiência de diferentes idades, nacionalidades e religiões de um centro de ajuda, depois repetiu o rito na prisão romana de Rebbibia e, em 2016, lavou os pés a 12 refugiados do centro de acolhimento de Castel Novo di Porto, na província de Roma.

A prisão de Regina Coeli é adjacente ao bairro romano de Trastevere no edifício que nasceu como convento, mas que desde o início do século XX foi transformada numa prisão.

A missa para a Quinta-feira Santa será celebrada para aproximadamente 750 presos e funcionários, seguindo-se o rito do lava-pés, gesto feito por Jesus aos apóstolos durante a última ceia.

Esta prisão romana já recebeu a visita dos papa João XXIII em 1958, Paulo VI em 1964 e João Paulo II em 2000.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório